Desde que começou as ações de vacinação contra a covid-19 em Santa Maria, uma estratégia adotada pela Secretária Municipal de Saúde foi implantar o sistema de Drive-Thru. Que consiste em vacinar o público dentro de seus carros, evitando filas de pedestres e aglomerações. Um dos locais que já está tradicional com essa pratica é o parque da Basílica da Medianeira, que foi adotado desde o início como um dos principais pontos de vacinação na cidade.
Mas o que era para ser uma estratégia positiva está virando um pequeno transtorno para pessoas que moram perto da Basílica. Com a pressa do público em garantir as doses da vacina, muitas pessoas acabam se deslocando para o parque da Medianeira horas antes do tempo previsto e estacionando seus carros para garantir um lugar na fila. Em diversas ações já ocorreu do público começar a formar fila um dia antes.
Como relata o secretário de mobilidade urbana Orion Ponsi, apesar de ser solicitado que as pessoas não precisam se antecipar e formar longas filas, está ocorrendo casos de veículos que são colocados antecipadamente no local e o condutor vai embora. “Em certo momento fica até difícil saber qual veículo está aguardando para a vacinação, e qual veículo esta numa infração permanente, porque, por exemplo, encontramos carros estacionados na parada de ônibus ou obstruindo uma entrada e saída de garagem”, disse o secretário.
Ponsi ainda relata que por enquanto esta havendo um bom senso de localizar o condutor do veículo, ou até mesmo ligar se for acessível e pedir para que seja feita a retirada do carro que estiver em algum lugar improprio para parada. “Infelizmente chegamos num determinado momento que vamos precisar adotar medidas mais rígidas. Porque não sabemos se todos na fila estão no atendimento ou apenas estão aproveitando o momento e abandonando seu veículo estacionado em local proibido”, destaca o secretário.
Já ocorreu de ter veículos estacionados na entrada e saída do lar das vovozinhas, que é um local que constantemente tem acesso de veículos que precisam prestar atendimento para os idosos que lá residem. A gente pede que as pessoas preservem ao máximo as regras de trânsito, nos ajude colocando seu veículo em um local que seja permitido à parada, mas se continuar os abandonos e infrações, esses condutores que ficam abandonando seus veículos, será tomada medidas mais rígidas contra eles, completou o secretário.
** Por Daniel de Assis e Mateus Ferreira
Medianeira 102.7