Após organização das equipes da Secretaria de Saúde e do quantitativo de doses, a Prefeitura recebe a população, na próxima semana, para seguir com o combate à pandemia de Covid-19.
Em ações na quarta (3) e na sexta-feira (5), em horários e locais específicos, serão aplicadas as doses bivalentes para toda a população de 18 anos ou mais.
A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.
Não é impeditivo estar com alguma das doses em reforço em atraso.
Até agora, essa dose era recomendada para pessoas acima dos 60 anos, para pessoas com comorbidades acima dos 12 anos, gestantes, puérperas e outros grupos prioritários (como indígenas, trabalhadores da saúde e população privada de liberdade).
O Ministério da Saúde reitera a importância de incentivar àqueles que não foram vacinados, a receberem o esquema primário completo e dose de reforço de acordo com os intervalos sugeridos pelo Programa Nacional de Imunizações.
A dose de reforço para pessoas entre 5 e 17 anos, 11 meses e 29 dias será realizada com a vacina monovalente disponível.
Mantém-se também a recomendação de vacinação contra a covid-19 de toda a população elegível acima de 6 meses de idade.
Programe-se
Quarta-feira (3), das 17h às 20h
- Onde: Shopping Praça Nova (Rua Irmã Dulce, 2.885, Patronato)
Sexta-feira (5), das 17h às 19h30min
- Onde: UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi)
Para quem:
- Pessoas com 18 anos ou mais
- Gestantes, puérperas
- Imunocomprometidos de 12 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
*Para receber a dose, as pessoas devem ter recebido ao menos duas doses de qualquer vacina contra a Covid ou dose única da Janssen até 6/01
O que levar:
- Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF
- Comprovante profissional ou declaração de profissional liberal (para trabalhadores da saúde)
- Aos imunocomprometidos, apresentar comprovante do diagnóstico médico: laudo, atestado, exame ou receita de medicação, entre outro.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
Foto: arquivo / Prefeitura