Depois de mais de 40 anos de espera, finalmente os moradores e usuários da ERS-516 que liga Santa Maria a São Martinho da Serra receberam uma boa notícia: a liberação do recurso para o asfaltamento da via. O anúncio foi feito pelo Governador do Estado Eduardo Leite, na tarde desta quarta-feira, dia 09 de junho.
Ao todo, são quase R$ 14 milhões destinados para o asfaltamento do trecho de aproximadamente 17 quilômetros que faz a ligação entre os dois municípios. O recurso, é oriundo da venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
A empresa responsável pela execução da obra será a Cotrel que tem garantido no orçamento de 2021 o recurso da ordem de R$ 2,5 milhões. O restante está garantido no orçamento do ano de 2022. No entanto, segundo o governo, a verba não será suficiente para asfaltar todo o trecho da rodovia, sendo necessário mais empenho financeiro do Estado para garantir a execução do projeto na sua totalidade. A obra deverá ter início ainda em setembro de 2021.
Na tarde desta quarta-feira, o Prefeito Robson Flores da Trindade, acompanhou de perto o anúncio do governo do estado em Porto Alegre.
No pacote de obras, estão outros municípios da região central que também serão contemplados no Plano de Obras e Desenvolvimento do Estado. Entre eles estão: os acessos municipais de Pinhal Grande (RS148); Ivorá, São João do Polêsine e Faxinal do Soturno (ERS 348); a ligação regional de Tupanciretã e Santa Tecla (RSC 392); conservação e recuperação em São Pedro do Sul (ERS 640), Cacequi (ERS 241), Rosário do Sul (BR 290), Santa Maria (ERS 509), São Sepé a Formigueiro (ERS 149 e VRS 808); e o acesso municipal a Jari.
Informações: Jornal Regional Águas da Serra
Foto destaque: Prefeitura de São Martinho da Serra/divulgação