Este sábado, 17 de setembro marcará uma data mais que especial para a história da Universidade Franciscana (UFN) e do Ensino Superior no Rio Grande do Sul com a assinatura do Decreto de instauração como Universidade Católica por excelência. Esta distinção se soma à extensa trajetória de 67 anos da UFN, sendo um reconhecimento à catolicidade da Instituição, sua evolução como Universidade e na formação de pessoas humanas, com promoção da cultura e com valorização ética.
O Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, em acordo com as Constituições Apostólicas Ex Corde Ecclesiae, Sapientia Christiana e Veritatis Gaudium, em consonância com as orientações do Direito Canônico e alinhada às Diretrizes e Normas para as Universidades Católicas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reconhecerá a UFN como Universidade Católica de Direito Diocesano. Desta forma, o Arcebispo confirma a qualidade e excelência acadêmica do projeto educacional coerente ao ensino humanista e cristão aplicados pela UFN, além de evidenciar o comprometimento permanente e integral com a pesquisa que já estavam adequados a este perfil católico.
A Celebração Eucarística de reconhecimento como Universidade Católica será realizada às 10h na Capela São Francisco de Assis no Prédio 15 – Conjunto III da Universidade Franciscana (com entrada pela Rua Duque de Caxias, 789), com a presença de convidados da Igreja Católica, autoridades civis, militares e políticas de Santa Maria, além de representantes da educação, de entidades de classe e colaboradores da Universidade.
O dia escolhido, 17 de setembro, remete à data lembrada pela Igreja Católica em que São Francisco de Assis recebeu suas chagas nas mãos e nos pés.
A UFN TV realizará a transmissão ao vivo pelo seu canal no YouTube.
*Com informações: Assessoria de Comunicação da UFN
Foto Destaque: Mateus Ferreira/ Medianeira 102.7