Rádio Medianeira, a melhor rádio da cidade!

Pressione ESC para fechar

Audiência pública para tratar sobre o transporte coletivo reúne mais de 90 pessoas na Câmara de Vereadores

  • Joedison Dornelles
  • 10/08/2023
A audiência pública contou com a participação da comunidade santa-mariense e das seguintes autoridades: secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin; superintendente Silvio Souza; e servidores da pasta; a secretária de Finanças, Michele Antonelo; e a representante da Procuradoria Geral do Município, Mirela Marquezan. Também compareceram o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa; pela Gabardo Transportes, Edmilson Gabardo; da empresa Transportes Salgado Filho, Luiz Fernando Maffini; presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Rodrigo de Lima dos Santos. O Sitracover esteve representado por Rogério Santos da Costa. Ainda estiveram na reunião representando a União das Associações Comunitárias de Santa Maria (UAC), Vanderlan Espindola, a Assufsm, Paulo Ronaldo da Silva, e o DCE, Luiz Boneti. O Legislativo foi representado pelos vereadores Alexandre Vargas, Luci Duartes, Valdir Oliveira, Maria Rita Py Dutra, Helen Cabral, Juliano Soares, Pablo Pacheco, Marina Callegaro, Roberta Leitão e Getúlio de Vargas.

O QUE A LICITAÇÃO VAI EXIGIR? Entre as informações apresentadas, está o número de linhas, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais (não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais), a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de 8 anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico.

As novas tecnologias também foram tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros. E o que é bastante aguardado pelos usuários, um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus, também constará no contrato. Todas as tecnologias estarão interligadas no chamado Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira.

O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. Após o término de todos os encontros com a comunidade, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. 

Além do processo licitatório, a Prefeitura fará outros investimentos na infraestrutura do transporte coletivo, entre elas a construção de um novo terminal de embarque e desembarque na Avenida Rio Branco e a instalação de corredores de preferenciais para ônibus nas ruas Riachuelo e André Marques e na Avenida Presidente Vargas e o início das tratativas para fazer o mesmo na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, e na ERS-509, na Faixa Velha de Camobi, vias que não são de domínio do Município. Ainda conforme o secretário Orion Ponsi, todas as sugestões e críticas da população são bem-vindas, mas ele fez questão de frisar que as propostas da Prefeitura na licitação estão firmadas em estudos técnicos, dos quais a maior parte foi realizada pela empresa Pró-Cidades, contratada via licitação ainda em 2019 para elaborar o Plano Diretor de Transporte Coletivo de Santa Maria.  Ao mesmo tempo, o secretário lembrou que todas as melhorias que os usuários exigirem têm impacto no preço da tarifa e que, portanto, deve haver equilíbrio. O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. A licitação será lançada após o término de todos os encontros com a comunidade. As discussões públicas terão fim em data e local a ser definido, em uma audiência pública que servirá para validar o processo. Depois, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. A parte que compete ao Município será concluída até o início de dezembro, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana.

Saiba aqui mais informações sobre o Transporte Transparente. Texto: Diniana Rubin
Foto: João Vilnei
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Compratilhar notícia

Baixe o nosso app: