Um raio-x da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria foi apresentado na manhã desta quinta-feira (10) durante o Café da Manhã com a Imprensa, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed). Na ocasião, foram apresentadas informações para o ano letivo 2022, que começa em 23 de fevereiro, inicialmente, de maneira presencial e escalonada. No momento, o Executivo Municipal de Santa Maria segue as diretrizes decretadas pelo governo do Estado para segurança sanitária, o que prevê aulas presenciais com uma série de cuidados.
O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice, Rodrigo Decimo, e dos secretários de Educação, Lúcia Madruga, e Comunicação, Ramiro Guimarães, deu as boas-vindas aos representantes de veículos de comunicação. Ele destacou a importância de momentos de troca entre a Prefeitura e a imprensa e reforçou que eventos como o desta quinta são possíveis porque a gestão é forte.
“Cada vez que recebo parabéns, digo que não é só para mim. É para todo o time que me acompanha. É também para os secretários e demais servidores, ou seja, para a equipe da Prefeitura que faz tudo ser possível. E quando eu falo que temos assuntos importantes para esta gestão, e que são importantes mesmo, na prática, e não só no discurso, é porque sei que temos uma equipe qualificada que busca fazer sempre o melhor. Agradeço a todo nosso time por isso”, salientou o prefeito em sua fala de abertura.
Em seguida, a secretária Lúcia apresentou datas e preparativos para o ano letivo 2022, bem como as conquistas da pasta nos últimos anos e os desafios para os seguintes. Ela estava acompanhada do secretário adjunto de Educação, Márcio Carvalho, da superintendente do Setor de Gestão de Pessoas, Solaine Massierer, e do superintendente do setor administrativo-financeiro, Jean Pezzini.
“O começo do ano letivo da Rede Municipal de Ensino (RME) é dia 23 de fevereiro. Esperamos os alunos, de maneira presencial, nas escolas. Antes desta data, vamos ter um período um pouco diferente de preparação. Vamos fazer o acolhimento de professores, com calma. Porque ainda estamos em um momento pandêmico e é preciso ter esse espaço para ouvir as pessoas e entendermos como está o emocional de cada uma. Tudo isso para não deixar ninguém desassistido, sejam alunos ou profissionais da Educação”, pontuou Lúcia.
Ainda, foram apresentados dados do setor pedagógico, como ações e parcerias, em busca de melhorar o atendimento às famílias e aumento das oportunidades de aprendizagem dos estudantes, bem como a qualificação dos profissionais da Educação por meio de cursos, palestras, paradas da Rede Municipal.
Entre as atividades citadas estão a Patrulha da Matrícula, em que equipes da secretaria foram aos bairros para realizar as matrículas de alunos a partir de estrutura organizada dentro de um ônibus, os convênios e parcerias com instituições como Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN), IBM, Instituto Lemann e outras, o Núcleo de Matrículas da Educação de Jovens e Adultos e a Formação técnica e humana de profissionais educadores.
A apresentação à imprensa também contou com detalhes sobre os setores de gestão de pessoas e administrativo-financeiro da pasta municipal. Atualmente, a RME tem 80 escolas, sendo 54 de Ensino Fundamental, 21 de Educação Infantil, uma de Aprendizagem Industrial, uma escola de Artes e três conveniadas ao Município. Das 80 instituições de ensino da rede, nove são escolas rurais ou do campo (leia mais abaixo).
PARA 2022
No planejamento deste ano letivo, a Secretaria prevê novas EMEIs, sendo que quatro estão em fase de licitação e uma de projeto. A pasta busca a qualificação dos processos de reformas e manutenção das escolas.
Também tem o projeto #AEscolaTáON2022, que busca enfrentar a defasagem de aprendizado, seguir o monitoramento da aprendizagem, consolidar o uso das plataformas pedagógicas, como a Árvore de Livros, e dar continuidade aos programas iniciados, como o ImpulsiONar.
A Smed ainda vai produzir conteúdos do Projeto Educação em Cena e dar início à campanha de busca ativa “Vem pra Escola”. Outra iniciativa prevista é o trabalho para a aquisição de absorventes higiênicos, como previsto na Lei 6.396 de 2019.
#VemPraEscola
O secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, apresentou a campanha de busca ativa para reforçar às famílias sobre a importância dos alunos voltarem às salas de aulas, combatendo a evasão escolar.
“É uma campanha de um assunto sempre importante. Mas, agora, depois deste tempo de aulas remotas e atividades híbridas, precisamos fazer este trabalho de reforço com pais e responsáveis sobra a importância da criança estar na escola. As imagens da campanha estão sendo feitas com alunos, professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino. Algo real. Assim, quando o aluno ver um outdoor, vai reconhecer o professor ou o coleguinha. A ideia é repassar a mensagem de proximidade, de que estamos aqui, juntos”, assinalou Guimarães.
A iniciativa também contou com os secretários municipais de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, de Cultura, Rose Carneiro, de Desenvolvimento Social, João Chaves, de Finanças, Michele Antonello, de Tecnologia e Informação, Tiago Sanchotene, e do adjunto de Desenvolvimento Rural, Jair Binotto. E ainda representaram o Executivo Municipal o presidente do Instituto de Planejamento (Ipan), Daniel Pereyron, e o procurador geral do Município, Guilherme Cortez.
REDE MUNICIPAL DE ENSINO (RME)
São 80 escolas:
– 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)
– 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
– Entre EMEFs e EMEIs, nove são escolas rurais ou do campo
– Uma Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
– Uma Escola de Artes
– Três escolas conveniadas
Mais de 20 mil alunos atendidos:
– Seis mil na Educação Infantil
– 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais cerca de 600 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Mais de 2 mil funcionários:
– 1.543 professores
– 269 servidores públicos
– 230 terceirizados
– 280 estagiários
*Com informações e foto destaque da Prefeitura Municipal de Santa Maria