A Universidade Federal de
Santa Maria (
UFSM)
suspendeu as aulas presenciais na segunda (30) e na terça-feira (1º) após suspeita de um surto de
rotavírus e
gastroenterite. A
RBS TV apurou que ao menos 28 casos já foram confirmados na comunidade acadêmica pelas autoridades de saúde.
Estudantes buscaram o pronto-atendimento da cidade relatando quadros de
diarreia e
vômito. A investigação da Vigilância Sanitária analisa a água e os alimentos dos dois Restaurantes Universitários (RUs) da instituição. Os locais passaram por higienização e desinfecção.
A UFSM comunicou a suspensão das atividades em nota publicada no domingo (29) e reforçou as orientações nesta segunda. "Essa decisão visa permitir a implementação de medidas de proteção adequadas e o monitoramento do surto de rotavírus", diz o comunicado.
Os serviços essenciais estão mantidos, conforme a Universidade. A previsão de retorno presencial das atividades é para quarta-feira (2).
Nota da UFSM
"A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que a suspensão das aulas e atividades administrativas presenciais será mantida até o dia 01 de outubro como medida preventiva para evitar a circulação de pessoas no campus. Essa decisão visa permitir a implementação de medidas de proteção adequadas e o monitoramento do surto de rotavírus. As atividades acadêmicas poderão ser realizadas e recuperadas (respectivamente) de forma remota, utilizando as ferramentas online disponíveis. A previsão de retorno presencial é para quarta-feira (02/10).
As principais ações determinadas são:
- Saúde da Casa: Atenderá prioritariamente casos relacionados a sintomas de rotavírus.
- Medidas de limpeza: A gestão está intensificando a limpeza dos banheiros, especialmente no Restaurante Universitário e na Casa do Estudante.
- Lanchonetes: as lancherias em funcionamento na UFSM estão sendo notificadas para aumentar as práticas de higiene e dispensar funcionários que apresentarem sintomas.
O funcionamento do Restaurante Universitário (RU) está em análise. Reforça-se a importância da limpeza frequente das mãos, bem como de banheiros, torneiras e maçanetas, já que o contágio ocorre principalmente por contato.
O estudante que devido aos sintomas não puderam acompanhar atividades e/ou aulas na semana passada, deve procurar sua coordenação de curso para orientações do processo de Regime de Exercícios Domiciliares.
Reforça-se que pessoas sintomáticas não devem se deslocar, permanecendo em casa para evitar a disseminação do vírus. Orienta-se que o deslocamento seja feito prioritariamente para atendimento nos serviços de saúde.
A UFSM está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar de sua comunidade acadêmica e seguirá monitorando a situação."
Matéria de G1 RS
Foto: Carolina Lemos/UFSM