Nesta Quarta-feira de Cinzas, a Arquidiocese de Santa Maria lançou para a imprensa local e regional a Campanha da Fraternidade 2024, que aconteceu no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Santa Maria e do Sistema Integrado de Rádios Medianeira.
A Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil. Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.
Neste ano, a campanha convoca todos para a responsabilidade coletiva de quebrar barreiras, levando o amor para além dos limites da geografia. Sob o tema Fraternidade e Amizade Social, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria e Presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, explanou sobre a Carta do Papa Francisco sobre a Campanha da Fraternidade 2024, que nos mostra que neste ano, busca-se fazer um caminho quaresmal em três perspectivas, incentivando as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus, impulsionando as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e agindo conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
A campanha tem como objetivo geral, despertar o valor e a beleza da fraternidade humana promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade social, para que em Jesus Cristo a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
Créditos: Arquidiocese de Santa Maria.