O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro em Santa Maria está cancelado, conforme deliberação unânime de representantes da Comissão Executiva da Semana da Pátria 2023, confirmada em reunião na manhã desta quarta-feira (6), na sede da 13ª Região Tradicionalista. A não realização do tradicional evento se dá como uma forma de respeito e solidariedade às vítimas da chuvarada e, consequentemente, das enchentes no Vale do Taquari e nas demais regiões do Rio Grande do Sul. Ainda conforme deliberação conjunta, o desfile, que seria na Avenida Medianeira - com o hasteamento das bandeiras às 8h e o início do desfile às 8h30min - não será realizado em nova data.
O único ato que segue mantido, independentemente da previsão climática, é a extinção do fogo simbólico, às 11h desta quinta-feira (7), na Praça General Osório, conhecida como Praça do Mallet, marcando o encerramento da Semana da Pátria.
“Trata-se de uma demonstração de respeito e solidariedade das instituições civis e militares. O cancelamento do desfile também é um ato de patriotismo, uma vez que as instituições também são chamadas para ajudar quem mais precisa. Por isso, vamos seguir focando em esforços para ajudar a comunidade”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, que é o presidente da Comissão.
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal e Estadual, está montando estrutura para o recolhimento de donativos a serem destinados para as vítimas da chuvarada. Até a tarde desta quarta-feira, as informações serão divulgadas no site da Prefeitura de Santa Maria.