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Cátedra da UNESCO é lançada na Universidade Franciscana (UFN)

  • Joedison Dornelles
  • 07/06/2023
O lançamento da Cátedra UNESCO UniTwin – A cidade que Educa e Transfor  ocorreu na manhã desta quarta-feira (dia 7), no Salão Azul da UFN, e marcou o ingresso da Universidade santa-mariense à uma rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países. Com o objetivo de promover a cooperação interuniversitária por meio da transferência de conhecimentos entre instituições de ensino superior, e fomentar a solidariedade acadêmica entre os países de língua portuguesa, a Cátedra UNESCO busca estabelecer pontes entre o mundo acadêmico, a sociedade civil, as comunidades locais, a pesquisa e a formulação de políticas. O Programa de Cátedras foi lançado em 1992 junto com o programa UNITWIN (University Twinning), destinado à formação por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento.
Lançada em Portugal, em fevereiro deste ano, a Cátedra congrega 12 Instituições de Ensino Superior, entre elas a UFN. Formando a Rede Internacional a Cidade que Educa e Transforma (RICET), instituições de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau unem-se para o desenvolvimento de ações de investigação, ensino e extensão, no âmbito das interfaces disciplinares proporcionadas pela perspectiva das cidades que educam e transformam. Liderado pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (Isec Lisboa), colabora para a construção de sociedades do conhecimento por meio de diferentes estratégias de educação nas cidades. “Acredito que uma Universidade só pode estabelecer uma Cátedra se ela fez um trabalho no seu coração, na sua interioridade e eu gostaria de reafirmar que esta Universidade já se estabelece como uma Cátedra que educa e transforma as pessoas, nós já fazemos e queremos que vocês muito compartilhem este projeto educativo. A Cátedra UNESCO coaduna completamente com o ser dessa Universidade e procura, a cada dia e a cada novo tempo, educar e se educar, evoluir na educação e romper modelos e a cidade também precisa trabalhar conosco nesse processo formativo. Estabelecendo a cidade como um território, um espaço mais amplo”, com estas palavras que a Reitora da Universidade Franciscana (UFN), professora Iraní Rupolo, descreveu o sentimento da comunidade acadêmica ao compor a Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
“Este é um programa da UNESCO que incentiva competências exclusivas dentro das Universidades e a Rede de Cooperação Acadêmica Internacional, então a UNESCO tem inúmeras propostas de temas pertinentes e importantes para o mundo na atualidade”, explica o professor da UFN e representante da RICET, Marcio Tascheto da Silva. Em interface com governos locais e com experiências de governança participativa, esta Rede propõe a produção de conhecimento que colabore para a troca e aprofundamento de experiências que considerem o ‘pensamento global’ e a ‘ação local’. O professor detalha que a Cátedra UNESCO/UniTwin – A cidade que Educa e Transforma nasce com a ideia de congregar países de Língua Portuguesa e aproximar as Universidades nesta perspectiva de aprofundar a dimensão da internacionalização acadêmica e a atuação nos territórios em que estas Instituições estão inseridas.

A professora da Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS), que é pesquisadora e coordenadora nacional da Cátedra UNESCO UniTwin – A cidade que Educa e Transforma, aponta que a perspectiva desse esforço civilizatório está conectado com questões fundamentais das organizações da vida em sociedade: “Nós temos muito para caminhar e esta oportunidade abre muitas dessas portas, a importância da Universidade Franciscana ter abraçado algo desse tamanho que não é pouco, e abraçou porque tem capacidade para isso. A construção dessa Cátedra se coloca na perspectiva de interagir com outras instituições que nos primeiros anos virão trabalhar conosco, se somarão a esse esforço. Como que nos colocamos exatamente na perspectiva do diálogo interinstitucional, do diálogo entre atores sociais e a alegria de estar nesse lugar com tantas representações. Só esse esforço produz a educação, nós colocamos esse esforço civilizatório, também o esforço de mudança de paradigma educacional”.

A vice-reitora, professora Solange Binotto Fagan destaca que esta é a primeira Cátedra que a UFN integra e visa o grande intercâmbio cultural e científico entre Universidades brasileiras e de outros países. Assim, é fundamental que a Universidade esteja inserida neste espaço de globalização e internacionalização do conhecimento. A vice-reitora faz parte do grupo de professores pesquisadores da Cátedra que é constituída dos seguintes eixos de trabalho: Direito à cidade; Territorialidade, identidade e cidadania; Educação na cidade; Participação, Organização, Gestão e Desenvolvimento Local; e Vida, Sustentabilidade e Transição Ecológica. Serão estes grupos de trabalho os responsáveis por estruturar os processos de pesquisa, as ações de ensino e as cooperações acadêmicas. Esta relação entre a educação e as cidades colabora para a construção de sociedades do conhecimento por meio de diferentes estratégias. Texto e Foto: Márcia Pilar/Jornalista - Universidade Franciscana
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