A Prefeitura de Santa Maria reforça a importância da vacinação contra a paralisia infantil e promove a abertura de cinco unidades de saúde neste sábado (22). Os locais estarão abertos para receber crianças de 1 a 4 anos completos que devem ser imunizadas contra a poliomielite. A Policlínica José Erasmo Crossetti, no Centro, receberá as crianças para a imunização contra a polio e pessoas de demais faixas etárias para vacinação de rotina e contra a Covid-19.
Em Santa Maria, faltam cerca de 2 mil crianças receberem a gotinha para que a meta de 90% do público-alvo seja alcançada. Por isso é que a Prefeitura realiza essas iniciativas em diferentes regiões do Município, bem como já promoveu ações descentralizadas nos demais bairros.
A paralisia infantil, também chamada de poliomielite, é uma doença contagiosa, causada por vírus, que acomete os músculos e articulações. Pode causar paralisia permanente das pernas e atrofia muscular. A doença não tem tratamento específico, por isso, são tratados os sintomas. A criança infectada poderá ter sequelas permanentes.
Após prorrogações, a Campanha Nacional de Multivacinação de 2022, do Ministério da Saúde, finaliza neste sábado. Após esta data, as doses permanecem disponíveis conforme faixa etária.
Programe-se
Sábado (22)
- Vacinação contra a pólio para crianças de 1 a 4 anos – levar a carteirinha de vacinação
UBS Waldir Mozzaquatro, Bairro João Goulart
- Das 8h ao meio-dia
ESF Vila Maringá (Rua Santo Expedito, 375, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon)
EACs Nova Santa Marta (Rua Auta de Souza, 10, Vila Pôr do Sol)
- Das 8h às 16h
UBS Oneyde de Carvalho (Rua Victorio Lorenzi, 100, Vila Lorenzi)
- Das 10h às 17h
Policlínica José Erasmo Crossetti
- Das 13h30min às 17h
- Vacinação contra a polio e vacinas de rotina
- Vacina contra a Covid-19 para crianças de 3 anos ou mais (1ª e 2ªs doses e reforço)
Por: Manuela Vasconcellos/ Prefeitura de Santa Maria
Foto destaque: João Alves/ Prefeitura de Santa Maria