Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico – DENARC RS constatou que primeira vez chegou ao RS à cocaína preta. Segundo o delegado Tarcísio Kaltback, responsável pelo caso através do setor de inteligência a Polícia Civil apreendeu em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, cocaína da cor preta e um colombiano que guardava em casa 26 quilos do entorpecente foi preso.
Não se trata de uma droga nova: ela foi criada pelo Cartel de Cáli, na Colômbia, nos anos 1980. É caracterizada por não ter cheiro e não reagir a testes preliminares durante abordagens de autoridades. Além disso, é mais cara e mais viciante do que a cocaína tradicional.
O colombiano preso, que trabalhava em um estabelecimento comercial na área de gastronomia, estava sendo monitorado pelos agentes. Ele estava no Brasil desde 2011. Segundo a investigação, ele também possui uma empresa de fachada na cidade — uma loja de produtos naturais. A chamada Operação Açaí recebeu este nome justamente porque o investigado comercializava a cocaína preta dentro de embalagens da fruta em pó para não chamar a atenção da polícia.
A droga foi avaliada em R$ 6 milhões e nunca havia sido apreendia no Estado.
Foto: G1