Rádio Medianeira, a melhor rádio da cidade!

Pressione ESC para fechar

Com investimento de R$ 1,57 milhão, Prefeitura entrega a ponte de acesso ao Colégio Militar de Santa Maria

  • Joedison Dornelles
  • 12/09/2024
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP) e Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (Secap), realizou na manhã desta quinta-feira (12) a entrega da ponte que dá acesso ao Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) e do Colégio Militar (CMSM), na Rua Coronel Ernesto Beck, entroncamento com a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Passo D’Areia. A entrega foi celebrada em solenidade militar realizada ao lado do novo acesso, que já está em uso.

Denominada “Capitão José Mauro Malheiro Maia”, a estrutura possui 18 metros de extensão por 10,4 metros de largura e capacidade para até 60 toneladas. A ponte serve como acesso alternativo às instalações militares do CMSM, aliviando o fluxo intenso de carros nas imediações e atendendo uma demanda antiga da comunidade escolar. No local, é permitida somente a passagem de veículos leves.

A obra iniciou em setembro de 2022 e se soma às melhorias da infraestrutura viária feitas na localidade, como a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, que teve o trecho final – 1,5 km entre a Rua José Barin e Ernesto Beck – entregue pela Prefeitura no começo de julho. Esta perimetral liga as regiões Norte e Oeste de Santa Maria com pista dupla nos dois sentidos, rotatórias, ciclovia e sinalização vertical e horizontal.

“Na Bíblia, a ponte tem significado de diálogo e reconciliação. E quando falo em diálogo, falo em construção coletiva. A Perimetral Dom Ivo Lorscheiter não tinha, originalmente no projeto, a ponte do Colégio Militar. Entretanto, em face da parceria que a Prefeitura tem com o Exército Brasileiro, nos dedicamos a adequar nosso plano de trabalho para viabilizar essa estrutura que era aguardada há muito tempo pela comunidade escolar”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom na solenidade de entrega.

A ponte está implantada sobre o Arroio Cadena e justaposta a ponte antiga, destinada somente ao tráfego de pedestres. A obra foi executada pela empresa De Martini e o investimento total foi de R$ 1.579.711,09. Os recursos foram do PAC, próprios da administração municipal e do FINISA. O descerramento da placa e o desenlace da fita, aplaudida pelos presentes, encerraram a cerimônia.

“Só temos a agradecer à Prefeitura de Santa Maria. Acompanhei desde o início o processo de construção dessa ponte, e sei que essa entrega vai nos dar um dinamismo muito importante na chegada e saída dos quase mil alunos que temos no Colégio Militar. Muito gratificante vermos este objetivo ser alcançado”, declarou o comandante da 3ª Divisão de Exército, general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, na solenidade.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; a secretária de Educação, Gisele Bauer Mahmud; o chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Lima; e a secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jéssica de Senne Schieffelbein. Representando o Poder Legislativo, compareceu o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke. Também estiveram o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general Marcus Augusto Bastos Neuvald; o comandante e diretor do Colégio Militar de Santa Maria, coronel Gerson Ricardo Parzianello; o diretor do Parque Regional de Manutenção, coronel Jason Ferrari Riso; familiares do Capitão José Mauro Malheiro Maia e demais autoridades civis e militares.

CAPITÃO MAIA

Nascido no município de Nova Iguaçu (RJ), José Mauro Malheiro Maia iniciou as atividades no Exército como soldado em 4 de fevereiro de 1980, no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí (RS). Passou por diversas organizações militares do país, vindo a integrar o Colégio Militar de Santa Maria entre 2010 e 2012, ano em que foi promovido ao posto de Capitão. Em fevereiro de 2015, apresentou-se no Parque Regional de Manutenção em Santa Maria, onde trabalhou por mais de 9 anos como adjunto da Seção de Produção. Maia faleceu aos 63 anos em 19 de julho de 2024, deixando a esposa Nara e os filhos José e Nathalia.

Em homenagem póstuma publicada na revista de 80 anos do Pq R Mnt/3, em julho deste ano, consta que o Cap. Maia foi um militar destacadamente profissional, enérgico, com elevado senso de responsabilidade. Não media esforços, sacrificava inclusive horas em que poderia dar apoio a seus familiares, para cumprir as missões que lhe eram delegadas.

“Devido ao excelente vigor físico e sua aptidão desportiva, participou durante a carreira de diversas competições no Exército, em provas de velocidade no atletismo e, em especial, no futebol, onde se destacou como líder em suas equipes e tornou-se campeão em diversas competições da modalidade ao longo da carreira. Destacou-se também por sua discrição, elevado espírito militar, vontade de cumprir as missões da melhor maneira possível, sempre com muito entusiasmo, dedicação e uma enorme capacidade de trabalho. Militar honesto, íntegro, leal, exemplo de iniciativa e engenhosidade, sempre na busca de soluções oportunas e adequadas. Serviu de exemplo para seus pares e subordinados por onde passou”, menciona a homenagem póstuma. Fonte: Prefeitura de Santa Maria Foto: João Alves
Compratilhar notícia

Baixe o nosso app: