Conselheiros Tutelares eleitos em Santa Maria tomaram posse nesta sexta na Câmara de Vereadores
Karohelen
10/01/2020
Na manhã desta sexta-feira (10), os 15 novos Conselheiros Tutelares eleitos em 2019 ocuparam seus cargos a partir de 2020 até 2024. A posse aconteceu nesta manhã, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Na solenidade, os novos conselheiros prestaram um juramento e, após, foram chamados por ordem de votos. São eles:
Ana Luiza Britto Costa
Giovana Rossi
Simone Pereira Portella
Flordelina M. Maia Pillusev
Leila Pereira Cordeiro
Terezinha Barcellos
Lauro Pasinato
Thielle de Medeiros Xavier
Alcidiney J. da Rosa Filho
Jodéle Cristiane da Silva
Jussara M. Flores Heringer
Cristiane Tatsch
Bianca Bortoluzzi M. de Maio
Maria Solange Medeiros Ribeiro
Eliana Maria Pessoa de Sousa
A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e a garantia dos direitos dos menores de 18 anos segundo o seu estatuto, o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente). O Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais ou responsáveis, ou em razão de sua própria conduta. Em Santa Maria, há três Conselhos Tutelares, denominados de Centro, de Leste e de Oeste.
O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito. Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.
Cerca de 80 candidatos a conselheiros tutelares participaram do processo seletivo que começou em abril de 2019. Eles passaram por testes psicológicos, capacitações, prova e, por fim, houve eleições, onde a população pôde eleger seus candidatos.
Já o juiz Vinícius Leão, magistrado substituto da Vara da Criança e do Adolescente, enfatizou que o Conselheiro Tutelar encontra situações que “desafiam o nosso senso de humanidade”.
“E nós temos a oportunidade de mudar situações com as nossas profissões, bem como de modificar culturas”, afirmou.
Estiveram presentes na solenidade, também, o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, e o capitão Rodrigo Oliveira, que representava o 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).