Inspiradas no fundador S. Vicente Pallotti, as Irmãs Palotinas procuraram sempre imprimir no seu trabalho os valores confiança, liberdade, caridade e unidade, considerando cada aluno em especial, respeitando sua individualidade e motivando-os sempre na busca permanente do conhecimento e na formação integral. Hoje, o Colégio ganha destaque em termos de atendimento pedagógico e formação humana. Atende aproximadamente 1.350 alunos, incluindo Berçário, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Oferece ainda a possibilidade do turno inverso para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 5º ano. Do ponto de vista social, como gerador de vagas de trabalho, considerando profissionais da educação, professores e demais colaboradores, o Colégio contribui com aproximadamente, 230 empregos diretos. É mais um grande benefício a toda a sociedade santa-mariense.
História:
1933 – Oito irmãs Palotinas vieram da Itália para o Brasil, estabelecendo-se na cidade de Dona Francisca, aqui no R.G do Sul.
1951 – Cinco irmãs vieram de Dona Francisca para Santa Maria, para atender a formação religiosa na Igreja Nossa Senhora de Fátima. No prédio do atual salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, passaram a atender 19 crianças.
1952 – Foi inaugurado oficialmente o Colégio Nossa Senhora de Fátima, em 17.03.1952, no endereço atual, Av. Presidente Vargas 1449, com 67 alunos do 1º ao 5º ano primário internos e semi-internos. As instalações eram bem precárias.
1960 – Criação do Ginásio Escolar Nossa Senhora de Fátima.
1963 – Inauguração do novo Prédio do Colégio, na Av. Presidente Vargas 1449.
1980 – Criação do Jardim de Infância.
1995 – Criação do Ensino Médio.
2000 – Inauguração do novo prédio, que liga com o antigo, na Rua Daltro Filho.
2005 – Criação do Berçário.
Acompanhe a entrevista