A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) lançou nesta terça-feira (22) uma consulta pública virtual para que a população dê sugestões sobre o Novo Ensino Médio. A etapa de ensino passa por uma reforma que prevê que os estudantes escolham uma área de conhecimento para se aprofundarem em parte da sua carga horária. A consulta pode ser acessada neste link.
Qualquer pessoa pode acessar a consulta pública. Para fazer sugestões, porém, é necessário realizar um cadastro no site.
Após o cadastro e o login, o usuário deverá selecionar, na aba Etapa de Ensino, a única opção, "Ensino Médio - Regular". Depois, em Área Focal de Conhecimento, haverá cinco possibilidades de escolha – "Ciências da Natureza e suas Tecnologias", "Ciências Humanas e Sociais Aplicadas", "Linguagens e suas Tecnologias", "Matemática e suas Tecnologias" e "Educação Profissional e Tecnológica". Para cada área selecionada, há seis possibilidades diferentes na aba Trilha - Áreas de Aprofundamento.
Por exemplo: é possível escolher a área focal Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, depois, selecionar a trilha Cidadania, Comunicação e Relações Interpessoais. No total, são 28 trilhas de aprofundamento possíveis, que vão ser implementadas a partir do ano que vem em todas as escolas estaduais de Ensino Médio do RS.
Depois que a seleção é feita, toda a grade curricular e a descrição das disciplinas são abertas na tela. Em cada trecho, é possível acrescentar uma sugestão ou uma sinalização para inclusão ou exclusão de algum ponto. As contribuições serão direcionadas à equipe técnica da Seduc. A consulta pública vai até o dia 4 de abril.
*Com informações de GZH