O levantamento estatístico de sinistralidade (matéria completa aqui) realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, com base em dados de 2019 e 2020, mostra que o atropelamento é a maior causa de mortes no trânsito em Santa Maria, e as colisões laterais envolvendo motociclistas são a maior causa de lesões corporais. A atuação no controle de tráfego, com foco na velocidade dos veículos que transitam pelas vias urbanas e nas infrações de risco, tem como objetivo reduzir sinistros no trânsito. Nesse contexto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, colocará em funcionamento pleno, a partir do dia 21 de junho, equipamentos instalados em seis cruzamentos da área central do Município (confira, mais abaixo, os locais onde os controladores de tráfego passarão a funcionar plenamente a partir dessa data).
Os controladores de tráfego já estão instalados nas principais vias da cidade tendo várias funções, entre elas, verificar veículos furtados, clonados, envolvidos em ocorrências ou procurados pela polícia, no contexto do sistema de cercamento eletrônico; e no controle de tráfego, para fiscalizar e inibir excesso de velocidade, assim como fiscalizar e inibir passagens de veículos em sinal fechado do semáforo e as paradas sobre as faixas de pedestre. O propósito é melhorar a segurança no trânsito.
Redução de velocidade máxima
Em decorrência do estudo técnico realizado, que constatou excesso de velocidade e risco potencial de agravamento dos sinistros em três das principais vias de acesso à área central de Santa Maria, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que as avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim, que estavam sinalizadas com a velocidade máxima permitida de 60 km/h, passaram a ter seu limite de velocidade reduzido para 50 km/h – a mudança ocorreu ao longo da semana passada, conforme atualização da sinalização viária. Nessas três avenidas, após aferição dos controladores de tráfego com a devida velocidade máxima permitida, haverá um período de adaptação dos equipamentos. Somente após essa aferição e esse período de adaptação é que os controladores de tráfego passarão a funcionar a pleno nessas três vias, o que está previsto para ocorrer até o final do mês de junho.
Nos demais locais onde há controladores de velocidade instalados, o limite já é de 50 km/h, com exceção do cruzamento da Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira, onde o limite é e será mantido em 40 km/h. Nessas vias, o funcionamento dos equipamentos já começa no próximo dia 21.
“O processo de alteração da velocidade já está sendo implantado com vistas à segurança no trânsito. Por serem vias em que estão sendo praticadas altas velocidades, com risco muito alto de sinistralidade grave, existe uma necessidade urgente de contenção desse excesso. A partir desse estudo inédito que realizamos, os diagnósticos produzidos nos permitem tomar decisões sólidas e objetivas com vistas ao enfrentamento da sinistralidade, sendo que o monitoramento se dará em tempo real, 24 horas por dia, sete dias na semana”, diz o secretário Ponsi.
Os controladores de tráfego fazem parte de mais uma etapa do cercamento eletrônico, sendo a concretização de um projeto moderno e inovador de segurança, proposto pelo Executivo Municipal, que contempla ainda o videomonitoramento de pontos estratégicos da cidade por mais de 800 câmeras com a mais alta tecnologia e que tem sua central funcionando junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Confira, abaixo, os locais onde os controladores de tráfego passarão a funcionar plenamente a partir de 21 de junho de 2021 e a velocidade máxima permitida nessas vias:
- Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira – 40 Km/h
- Avenida Nossa Senhora das Dores com a Rua General Neto – 50 Km/h
- Avenida Rio Branco com a Rua Vale Machado – 50 Km/h
- Avenida Presidente Vargas com a Avenida Borges de Medeiros – 50 Km/h
- Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias – 50 Km/h
- Avenida Medianeira com Rua Barão do Triunfo – 50 Km/h
Após a aferição, a previsão é de que os equipamentos comecem a operar até o final de junho, mas ainda sem data definida, também nos seguintes locais:
- Avenida Walter Jobim – 50 km/h
- Avenida Hélvio Basso – 50 km/h
- Avenida João Luiz Pozzobon – 50 km/h
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria