A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, divulga o balanço das infrações registradas pelos controladores de tráfego e das infrações constatadas pelos agentes de trânsito e da Zona Azul. Durante o mês de agosto deste ano, os equipamentos instalados em nove vias do Município registraram 5.172 situações de descumprimento das regras de trânsito (confira, abaixo, a lista completa). Os controladores de tráfego de velocidade têm a função de conter o excesso de velocidade por parte dos motoristas e diminuir o número de acidentes no trânsito nas vias urbanas do Município de Santa Maria.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, em agosto, circularam pelas vias urbanas de Santa Maria 3.921.659 veículos. Desses, foram registradas 938 autuações a menos que em julho, em que 6.110 condutores cometeram infrações. Com isso, o percentual de autuação em relação ao fluxo de veículos é de apenas 0,20%. Essa considerável diminuição vem ocorrendo ao longo dos meses e mostra o quanto as ações da Secretaria de Mobilidade Urbana contribuem para que o Município tenha um trânsito cada vez mais consciente. Um exemplo foi a Semana Nacional de Trânsito, que ocorreu de 17 a 24 de setembro, onde foram realizadas simulações de sinistros, blitze educativas, além da Escolinha Itinerante de Trânsito.
“Todo o número de infrações de sinistros com lesões e com mortes estão intimamente relacionados à conduta e à cultura de um povo em relação ao cumprimento de suas normas e regras, mas, principalmente sobre o respeito ao ser humano no compartilhamento das vias urbanas. Por isso, trabalhamos em todos os eixos para que possamos fazer esse enfrentamento, através da engenharia de tráfego da secretaria, apresentando uma estrutura de serviços, com a fiscalização, atuando na recondução das atitudes que possam gerar risco, e através dos nossos programas educacionais, com o compartilhamento de informações e orientações, por vezes necessárias para determinado local, ponto e circunstância do Município. Quando percebemos que o poder público mantém o mesmo ritmo desses três pilares, e em consequência reduzimos o número de sinistros e também de infrações, são conquistas não só do poder público, e das instituições relacionadas com a fiscalização, mas da população, pois se percebe uma mudança nas suas condutas, elevando e priorizando o ser humano como essencial nas suas relações”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.
Os controladores de tráfego fazem parte de mais uma etapa do cercamento eletrônico, sendo a concretização de uma iniciativa moderna e inovadora de segurança proposta pelo Executivo Municipal, que contempla também o videomonitoramento, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), de pontos estratégicos de Santa Maria com mais de mil câmeras de alta tecnologia.
Ainda, com o objetivo de conscientizar a população sobre os acidentes com vítimas e lesões ocasionadas no trânsito, a Secretaria segue com a Campanha Municipal de Segurança no Trânsito “Volte Pra Casa”, que é permanente. São realizadas blitze em ruas e avenidas mais movimentadas, ações educativas em escolas voltadas para a formação das crianças dentro da sala de aula, além de colocar em regras de sinalização na prática, na Escolinha Itinerante de Trânsito. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza palestras em empresas e instituições para chamar a atenção do cuidado à vida, com dicas e instruções relativas às boas condutas no trânsito. Todos os anos, no mês de junho, ocorrem ações da campanha da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas e Respeito à Faixa de Pedestres. O objetivo é chamar a atenção para as ocorrências de atropelamentos que envolvem pedestres, idosos e ciclistas.
Autuações por agentes de trânsito e na Zona Azul
Além dos 5.172 registros de autuações dos controladores, no mês de agosto, a Secretaria também constatou outras 2.647 autuações no trânsito de Santa Maria. Dessas, 2.339 foram registradas por agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e 308 pela Zona Azul.
A Rua do Acampamento é a via com registro do maior número de infrações cometidas, sendo 669 autuações somente em agosto. Entre as irregularidades, as mais incidentes foram: condutor ou passageiro deixar de usar o cinto de segurança (634 infrações); conduzir veículo que não esteja registrado ou devidamente licenciado (406); e Proibido Parar e Estacionar (362). A seguir, lista das vias e infrações.
Infrações registradas pelos controladores de tráfego em cada local no mês de agosto de 2022:
Avenida João Luiz Pozzobon (50 km/h) – 2.143 infrações
Avenida Governador Walter Jobim (50 km/h) – 800 infrações
Avenida Hélvio Basso (50 km/h) – 624 infrações
Avenida Presidente Vargas com a Avenida Borges de Medeiros (50 km/h) – 319 infrações
Avenida Medianeira com a Rua Barão do Triunfo (50 km/h) – 316 infrações
Avenida Dores com a Avenida Medianeira (50 km/h) – 299 infrações
Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias (50 km/h) – 252 infrações
Avenida Rio Branco com a Rua Vale Machado (50 km/h) – 224 infrações
Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira (40 km/h) – 195 infrações
Autuações registradas por agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e por fiscais da Zona Azul nas seguintes vias mais incidentes:
– Rua do Acampamento – 669 autuações
– Rua Venâncio Aires – 318
– Rua Floriano Peixoto – 137
– Avenida Borges de Medeiros – 106
– Avenida Rio Branco – 94
– Avenida Presidente Vargas – 87
– Avenida Medianeira – 79
– Rua Duque de Caxias – 79
– Rua Motorista Mariano – 76
– Rua Pinheiro Machado – 75
Irregularidades/infrações de trânsito mais incidentes:
– Condutor ou passageiro deixar de usar o cinto de segurança (Art. 167) – 634 autuações
– Conduzir veículo que não esteja registrado ou devidamente licenciado (Art. 230 V) – 406
– Proibido Parar e Estacionar (Art. 181 XVIII – XIX) – 362
– Dirigir veículo segurando ou manuseando o telefone celular (Art. 252) – 261
– Avançar o sinal vermelho do semáforo ou de parada obrigatória (Art. 208) – 189
– Estacionar em desacordo com a sinalização regulamentada (Art. 181 XVII) – 143
– Estacionar veículo sobre passeio público (Art. 181 VIII) – 58
– Conversão proibida à direita/esquerda (Art. 207) – 37
– Conduzir motocicleta com capacete/viseira em desacordo com a regulamentação (Art. 244 X) – 36
– Conduzir veículo com defeito no sistema de iluminação (Art. 230 XXII) – 25
– Placa traseira sem iluminação (Art. 250 III) – 11
*Informações: Prefeitura de Santa Maria
Foto Destaque: João Vilnei