Nesta quarta-feira (18), em uma reunião com o Governo do Estado, Prefeitura de Santa Maria e o Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), foi assinado um convênio, garantindo o repasse de R$ 7,2 milhões de recursos públicos que irão viabilizar adequações na estrutura física do Hospital Regional de Santa Maria.
Foi definido também que o Hospital Universitário de Santa Maria passará a contar com o dobro de leitos de UTI para atender pacientes com COVID-19.
UTIs no Hospital Regional
As adequações no Hospital Regional de Santa Maria são necessárias para a compra de equipamentos e para a instalação de leitos clínicos – neste primeiro momento – e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na instituição. A ideia, conforme o Governo do Estado, é agilizar o processo para que esses leitos estejam disponíveis, entre maio e junho, para atender pacientes que venham a se contaminar com COVID-19, e incluir o Regional de Santa Maria no Plano Estadual de Contingência para Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19).
Leitos para o HUSM
Foi dobrado o número de leitos de retaguarda para o tratamento intensivo de diagnosticados com o coronavírus, ou seja, foi confirmada a destinação de mais cinco leitos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Na terça-feira (17), o Estado havia incluído a instituição no Plano de Contingência, garantindo cinco leitos ao hospital. Agora, ao todo, a instituição contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atender pacientes diagnosticados com COVID-19.
Informação: PMSM