Na última quinta-feira, 15 de agosto, o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, celebrou a coroação pontifícia de Nossa Senhora Medianeira, agora oficialmente reconhecida como "Rainha do Povo Gaúcho". A cerimônia contou com a presença de milhares de fiéis, bispos, padres e diáconos.
O título foi concedido pelo Vaticano para oferecer apoio e esperança ao povo gaúcho, especialmente após as enchentes que assolaram o estado no mês de maio. Este é o primeiro título pontifício concedido a uma imagem de Nossa Senhora no estado, marcando um momento histórico para Santa Maria.
A coroa foi confeccionada pela irmã Roseli Romanzini do Ateliê de Arte Sacra das irmãs de Schoenstatt, e é adornada com símbolos do Vaticano e pedras preciosas nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Após a leitura do Decreto da Santa Sé, a coroa foi colocada pelo Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, na imagem de Nossa Senhora Medianeira, pintada por Ida Stefani em 1930.
O evento, que também celebrou o jubileu de 60 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contou com a participação de mais de 2 mil pessoas presentes no Santuário e uma significativa audiência nos canais de transmissão online. A coroação pontifícia é um símbolo de renovação e esperança para o Rio Grande do Sul, promovendo uma nova etapa de espiritualidade e reconstrução.
Fonte: Assessoria de Comunicação UFN
Foto: Arquivo pessoal