A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, alerta e recomenda à população o uso de máscaras por pessoas com comorbidade, a vacinação e a testagem em meio ao contexto da confirmação da subvariante BQ.1 da Ômicron, que causa a Covid-19. A circulação da subvariante já ocorre em Santa Maria, tendo sido detectada por meio de sequenciamento genômico em amostras coletadas nos últimos meses. O Estado foi notificado da circulação na tarde de segunda-feira (14).
O Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19 emitiu nota técnica, ainda na última semana, com as recomendações que devem ser seguidas em Santa Maria. São elas: uso de máscaras de proteção facial por pessoas com comorbidade, idosos e quem esteja com sintomas gripais; vacinação contra a Covid-19, principalmente da dose de reforço; e higienização das mãos.
A Prefeitura reforça que os testes para detectar a Covid-19, bem como vacinas contra o coronavírus, seguem disponíveis nas unidades de saúde do Município. O monitoramento dos casos também continuará sendo feito.
Ainda nesta semana, a Prefeitura aguarda nova remessa de imunizantes para verificar a possibilidade de ampliação das ações de vacinação. Também são esperadas as doses para crianças de 6 meses a 2 anos de idade.
Prefeitura de Santa Maria