A duplicação da RSC-287, entre os municípios de Santa Maria e Tabaí, deverá ser objeto de discussão de uma audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais. Requerimento com este objetivo foi aprovado na primeira reunião do colegiado deste ano, na manhã desta terça-feira (28).
O proponente do debate, deputado Valdeci Oliveira (PT), argumenta que há um evidente descompasso entre a qualidade dos serviços prestados e o faturamento da empresa concessionária. “Não sabemos o que está acontecendo. Numa semana, a rodovia está trancada pois estão colocando asfalto. Na outra, há uma buraqueira. Além disso, de acordo com o cronograma da empresa, o trecho em Santa Maria só será duplicado daqui a 23 anos”, revela.
Deverão ser convidados para a audiência as secretarias de Parcerias e Concessões e de Logística e Transportes, empresa concessionária Rota de Santa Maria (Sacyr), Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), lideranças políticas e representantes de entidades de moradores, sindicais e empresariais dos municípios de Santa Maria, Restinga Seca, Agudo, Paraíso do Sul, Novo Cabrais, Formigueiro, Cachoeira do Sul, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine, Nova Palma e Pinhal Grande.
Assuntos Gerais
No período dos Assuntos Gerais, o deputado Adolfo Britto (PP) falou sobre o problema estiagem no Rio Grande do Sul, que se estende por três anos consecutivos. Ele cobrou urgência e efetividade das ações governamentais para atender as comunidades rurais do interior e defendeu a renegociação das dívidas dos agricultores e a instituição de um programa de estado para combater os efeitos da seca.
O deputado Elton Weber (PSB) criticou a falta de continuidade dos programas do estado e lembrou que os problemas relacionados à estiagem ocorrem nos municípios. Para ele, é preciso adotar medidas conjuntas com prefeituras e produtores, com ênfase na reservação de água e cuidados com as nascentes. “Não podemos só pensar em abrir poços, pois a água subterrânea é nossa poupança”, alertou.
O deputado Paparico Bacchi (PL) se associou às manifestações e propôs a criação de um grupo de trabalho na comissão para tratar do assunto.
Presenças
Participaram da reunião as deputadas Patrícia Alba (MDB) e Laura Sito (PT) e os deputados Adolfo Britto (PP), Elton Weber (PSB), Airton Lima (Pode), Paparico Bacchi (PL), Sergio Peres (Republicanos), Pedro Pereira (PSDB), Valdeci Oliveira (PT) e Dr. Thiago Duarte (União), além do presidente do colegiado, deputado Joel Wilhelm (PP).