Na tarde desta quinta-feira (21), uma comitiva de deputados estaduais membros da Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente no Rio Grande do Sul realizaram uma visita técnica ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
A comitiva foi composta pelo presidente da comissão, deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM) e pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). A presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, vereadora Dra. Maria Aparecida Brizola, também acompanhou a visita ao hospital.
“Estamos trabalhando para entender cenário do câncer infantil, os gargalos e por que crianças e adolescentes por vezes não tem o acesso a centros de referência” explica o presidente, deputado Dr. Thiago.
No Rio Grande do Sul, quatro hospitais estão situados na região metropolitana: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Conceição, Hospital Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Lucas (PUCRS) e três centros de referência em câncer infantil estão no interior do Estado: Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Geral de Caxias do Sul e Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo.
“Temos por ano, em dados oficiais, mais de 600 novos casos de câncer infantil. Muitas destas crianças não chegam aos leitos disponíveis em centros de referência, o que diminui a sobrevida e aumenta a morbidade” informa Dr. Thiago.
Segundo o Instituto do Câncer Infantil as crianças tratadas nos centros de referência tem um resultado positivo no tratamento mais alto, chegando a 70% a sobrevida destes pacientes, para as crianças tratadas fora dos centro de referência a sobrevida cai para 30%. “Precisamos mudar o fluxo dos pacientes, levarmos mais informação ao atendimento básico sobre os primeiros sintomas” conclui Dr. Thiago Duarte.
Crédito: Luciano Medina Martins