A chuva causou estragos por toda a cidade e região central do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria relatos de desabamento de muros, quedas de árvores e alagamentos em diversos pontos do município. Na Basílica Nossa Senhora da Medianeira não foi diferente. Durante a noite algumas estruturas que estão sendo montadas para a 76ª Romaria Estatual da Medianeira foram danificadas pela forte chuva.
Segundo o Reitor Pároco do Santuário Basílica, e vigário geral da arquidiocese, Padre Ruben Natal Dotto, as casas onde serão comercializados os produtos foram destelhadas e lonas foram colocadas na estrutura. A chuva também prejudicou a organização dos "caminhos de passeio", localizados dentro do Parque da Medianeira, que já estavam demarcados e nesta noite, foram levados pelas águas, terão de ser refeitos pelos voluntários ao longo da semana com a melhora do tempo.
"A cada ano, obras são realizadas e seguimos enfrentando os desafios que vão surgindo", o comentário do vigário foi dito devido aos atrasos na continuação da obra da calçada localizada na Rua Heitor Campos (ao lado da Basílica). A calçada ainda não foi compactada e nem pavimentada porque o executivo municipal iniciou a extração de 24 árvores que estavam na calçada, no entanto, cinco delas inda precisam ser retiradas para que a obra seja concluída.
"Plantamos 180 novas árvores, para substituir as que foram retiradas da calçada e aguardamos que a prefeitura realize a retirada a tempo para a Romaria. Nosso medo é que chegue a data do evento e o local ainda esteja nestas condições", destacou Padre Dotto.
Outros trinta banheiros foram construídos para atender a população e devem ser concluídos esta semana. Além das obras, ainda estão sendo realizadas limpeza e manutenção do Altar Monumento que já passou reformas.
No dia 27 de outubro inicia a Trezena Móvel percorrendo todas as comunidades de Santa Maria. Na primeira noite a trezena acontece na Paróquia da Catedral Metropolitana, com a presidência e pregação de Dom Hélio Adelar Rubert.