O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou por volta das 13h desta terça-feira (17), o tráfego de veículos no segundo viaduto da interseção entre a BR-158 e a BR-392 (Uglione), em Santa Maria. O novo viaduto possibilita a partir de agora uma ligação direta entre as regiões oeste e leste da cidade, passando por cima da rotatória existente, com duas faixas de rolamento no mesmo sentido. O Governo Federal investiu aproximadamente R$ 31 milhões na estrutura que integra as obras da Travessia Urbana de Santa Maria (BR-158, BR-287 e BR-392).
O viaduto tem 368 metros de extensão e mais 501 metros de rampas de acesso. Equipes seguem trabalhando na parte inferior, onde está em construção uma trincheira para conectar a BR-158 e a BR-392 e uma nova rotatória para organizar o tráfego urbano.
Este viaduto integra a maior Obra de Arte Especial (OAE) do projeto da Travessia Urbana de Santa Maria. Trata-se de uma interseção em três níveis que após concluída segregará o trânsito urbano, do fluxo que utiliza a rodovia da zona da produção do Rio Grande do Sul, tanto para região Sul do Estado (Porto de Rio Grande), quanto para Fronteira Oeste (Uruguai e Argentina).
A Travessia Urbana de Santa Maria - consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara totalizando 14,7 quilômetros de extensão. A obra é considerada a maior que o DNIT executa na região central do Rio Grande do Sul. Ao todo são 43,5 quilômetros de pavimentação entre faixas duplicadas, ruas laterais, ramos e acessos, bem como a construção de 16 viadutos, três pontes, três passarelas, além de três passagens inferiores.
Importância – A Região Central do Rio Grande do Sul tem na base da sua economia a agricultura, especialmente de soja, arroz e maçã. Em Santa Maria destaca-se ainda o setor de serviços, indústria e comércio, além da cidade ser considerada um polo regional de educação com a Universidade Federal de Santa Maria. A Travessia Urbana garante mais fluidez para as rodovias federais que cortam o município, sendo reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico. Portanto, com as melhorias implantadas na Travessia Urbana de Santa Maria o DNIT garante mais segurança aos usuários das rodovias atendidas, especialmente ao disciplinar o tráfego segregando o transporte de carga e de longa distância do trânsito urbano.
Fonte e foto: DNIT