A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa sobre alterações no trânsito e nas linhas do transporte coletivo neste domingo (2) em virtude da eleição. Haverá bloqueio total em trecho da Avenida Medianeira, entre a Rua do Acampamento e a Rua General Neto, a partir das 6h, em frente ao Cartório Eleitoral. A liberação ocorrerá no final da tarde ou a cargo da Justiça Eleitoral. Por isso, os motoristas devem estar tentos aos bloqueios que serão efetuados em ruas do entorno que dão acesso ao cartório e também desvios (veja abaixo).
No domingo, os motoristas que trafegarem pela Rua do Acampamento deverão seguir pela Avenida Fernando Ferrari ou converter à direita na Avenida Medianeira. Os condutores que trafegarem pela Avenida Medianeira, no sentido Bairro-Centro, deverão converter à direita na Rua Dr. Turi e seguir pela Rua Gaspar Martins ou converter à esquerda na Rua do Acampamento.
Nos locais de votação
A Secretaria de Mobilidade Urbana comunica também que, por questões de segurança e conforme acordado em reunião com a Justiça Eleitoral, haverá alteração na sinalização viária no entorno das sessões eleitorais referente a restrição de estacionamento. Por isso, é solicitada a atenção dos condutores nos pontos demarcados para apenas embarque e desembarque de pessoas.
LINHAS DE ÔNIBUS
O Sistema Integrado Municipal terá reforço nas linhas do transporte coletivo, com previsão de horários extras de ônibus para atender a demanda e facilitar o acesso à população aos locais de votação. Não haverá mudanças nos itinerários do transporte coletivo. A exceção é na linha que circula pela Rua do Acampamento, no sentido Centro-Camobi, que seguirá pela Avenida Fernando Ferrari, Rua Padre Felisberto Azevedo, Rua General Neto e converterá à direita na Avenida Nossa Senhora das Dores.
GRATUIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO
Usuários do transporte coletivo urbano de Santa Maria vão ter isenção da passagem neste domingo (2) por causa da eleição. O horário da gratuidade será das 6h às 22h. Não há necessidade de apresentação de nenhum documento no momento do embarque.
A Prefeitura de Santa Maria atende a decisão judicial pedida pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e aceita pela 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Maria. Acesse aqui o Decreto Executivo 117.
Na ação, ajuizada na última quinta-feira (29), os defensores citam, entre outras coisas, a “evidente violação ao direito de acesso ao voto e ao sufrágio enquanto garantia constitucionalmente assegurada, pela limitação do direito de acesso à mobilidade urbana em dia de eleições, além da violação à razoabilidade, proporcionalidade e publicidade do questionado posicionamento, o que poderá trazer irreparáveis prejuízos ao exercício da cidadania e ao direito ao voto dos cidadãos e das cidadãs eleitores e eleitoras de Santa Maria”.
O reforço nas linhas do transporte coletivo, com previsão de horários extras, já estava previsto pelo Sistema Integrado Municipal.
*Informações: Prefeitura Municipal de Santa Maria