A Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, promoveu ações de fiscalização entre a noite deste sábado (25) e a madrugada deste domingo (26) a fim de garantir o cumprimento das normas vigentes durante a pandemia de coronavírus. Os agentes fizeram rondas de rotina e averiguaram denúncias que resultaram em flagrantes de aglomeração e consumo de bebida alcoólica em vias públicas, além de duas festas clandestina com aproximadamente 150 e 200 pessoas em cada um dos locais.
Um das festas interrompida ocorria em uma chácara no distrito de Santo Antão com cerca de 150 pessoas aglomeradas, que estavam sem máscara facial e sem controle de distanciamento.
A outra festa ocorria em uma chácara no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e tinha cerca de 200 pessoas aglomeradas, que também estavam sem máscara facial e sem controle de distanciamento.
Os agentes notificaram os organizadores das duas festas e passaram orientações sobre os decretos vigentes. Em seguida, as aglomerações foram encerradas e as pessoas dispersadas.
A força-tarefa também dispersou aglomerações que reuniram de 15 a 70 pessoas em vias públicas do Município entre a noite desta sexta-feira e a madrugada deste domingo. Estes registros ocorreram na Praça dos Bombeiros e em ruas dos bairros Centro, Cerrito, Camobi, Tomazetti e Tancredo Neves.
A Fiscalização Municipal Integrada é formada pelos servidores da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da Vigilância em Saúde e da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização, com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC). As equipes vão seguir o trabalho de fiscalização nos próximos dias.
Contudo, a Prefeitura pede a colaboração de todos no enfrentamento à pandemia. Caso algum cidadão testemunhe ações que não estejam de acordo com as normativas, é possível denunciar.
As denúncias podem ser feitas pelo número 153, ou por whatsapp pelos números (55) 99271-8122, (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452.