Em preparação à 29ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), que ocorre de sexta-feira (7) a domingo (9 de julho), diversas frentes atuam na organização do evento. Desde a última semana, equipes da Prefeitura de Santa Maria trabalham para melhorar a infraestrutura do evento. Os serviços também são feitos nas proximidades do entorno do Parque da Medianeira, no Bairro Medianeira.
Servidores das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Rural executaram a terraplanagem no pátio ao lado do Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, onde ocorrerá a Feicoop. Para isso, foram utilizadas 15 cargas de britas para o acabamento e o nivelamento do terreno. Os serviços tiveram como objetivo adequar o espaço para a instalação do pavilhão das agroindústrias, que vai ficar ao lado da praça de alimentação. Para essas melhorias, foram utilizadas duas retroescavadeiras, dois tratores com caçamba, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador e uma motoniveladora.
Outras equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizaram o corte de grama, limpeza e manutenção interna dos espaços do Parque da Medianeira. Dando continuidade às melhorias, a equipe técnica da secretaria fez a revisão de todo o sistema de iluminação pública no entorno do Parque, e instalou o sistema de fornecimento de energia elétrica e iluminação dos pavilhões (stands). Durante a Feicoop, a equipe técnica estará de plantão para auxiliar, caso for necessário. Já a raspagem, limpeza e pintura de meios-fios são realizadas nas vias do entorno do Parque no quadrante que compreende as ruas Duque de Caxias e General Osório, Avenida Medianeira e Rua Paulo Régis dos Santos Pêra.
Para orientar motoristas, pedestres e visitantes que visitarem a Feira do Cooperativismo, servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalham na revitalização dos sinais viários horizontais e verticais em vias próximas ao local do evento.
Feira do Cooperativismo
A 29ª Feicoop tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria, e já estão confirmados mais de 600 expositores da economia solidaria de vários estados brasileiros. Em paralelo à feira, ocorre o Levante da Juventude, uma programação ampla de debates e de formação, e uma das mais extensas programações culturais e artísticas já montadas.
Neste ano, houve aumento da área coberta para mais conforto aos expositores e ao público visitante. Haverá setores como artesanato, floricultura e alimentação em maioria. Estão confirmadas as presenças de representantes de três geoparques da região, bem como representação indígena com espaços especiais. A agroindústria terá um pavilhão especial com mais de 70 expositores. Ainda, próximo à praça de alimentação terá um palco com programação artística. A programação completa da Feicoop será divulgada nos próximos dias.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria