Empresas têm uma semana para pagar última parcela do 13º
Joedison Dornelles
14/12/2023
As empresas devem depositar a última parcela do 13º salário de seus funcionários até, no máximo, o próximo dia 20. Esta parte, diferentemente da anterior, vem com descontos.
O primeiro pagamento teve de ser depositado aos trabalhadores até o dia 30 de novembro. Nesta parcela, o empregado recebeu 50% do salário bruto, sem os descontos.
Professor de Finanças da Strong Business School, Jarbas Thaunahy Santos de Almeida explica que a segunda parcela está sujeita a descontos como o Imposto de Renda (IR) e o desconto previdenciário — o que deixa o valor do segundo pagamento menor do que o anterior.
O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) estima uma inserção de R$ 291 bilhões na economia com o pagamento do décimo terceiro salário neste ano.
Quem tem direito e o que fazer caso não receba
Têm direito ao 13º salário todos os funcionários com carteira assinada que tenham trabalhado ao menos 15 dias durante o ano e não tenham sido demitidos por justa causa.
Com isso, o mês em que a pessoa tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como o período inteiro, com pagamento integral do benefício relacionado àquele mês.
Servidores públicos, aposentados e pensionistas também recebem a gratificação. No caso de aposentados e pensionistas, o pagamento foi antecipado para maio e junho deste ano.
Informações: CNN Brasil
Foto: Divulgação/Tecban