Encerra amanhã, dia 17 de abril, o prazo para que candidatos façam a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e Enem Digital 2020. Os pedidos foram abertos no último dia 06.
Para fazer o pedido, os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo. A isenção pode ser solicitada nos participantes que estejam em uma das seguintes situações:
- Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013;
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Resultado
O resultado dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado em 24 de abril. Os participantes poderão verificar a situação do pedido na Página do Participante. Os isentos não estarão automaticamente inscritos no Enem 2020. Eles terão que se inscrever de 11 a 22 de maio. Para quem ganhar a isenção da taxa, o processo de inscrição será mais simplificado, já que informações escolares e socioeconômicas já terão sido preenchidas na solicitação da gratuidade.
Recursos
O Inep receberá recursos de 27 de abril a 1º de maio, exclusivamente pelo site do Enem. O participante saberá se seu pedido foi negado no e-mail cadastrado e pelo celular informado na solicitação.Será necessário anexar os documentos exigidos para a comprovação do direito à isenção. É importante providenciar toda a documentação da sua categoria de gratuidade para que o recurso possa ser analisado corretamente.
Se a isenção for negada após o recurso, os participantes terão que pagar a taxa de R$ 25 se desejarem se inscrever no Enem 2020.