A equipe Bombaja- UFSM, se prepara para a 17º Baja Regional - Etapa Sul 2019, que acontece neste final de semana, nos dias 15, 16 e 17 de novembro na Universidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
A competição sul reuni equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com cerca de 32 equipes de alunos de engenharia dos três estados.
Pela Universidade Federal de Santa Maria, 30 alunos participarão saindo do município na próxima quinta-feira (14). Para um dos coordenadores, o estudante João Paulo Ribeiro destacou a expectativa é de conquistar o pódio e recuperar a liderança da equipe santamariense. "Buscamos reerguer nossa equipe, com membros que trabalham juntos a cerca de três anos. Estamos diariamente buscando melhorar a qualidade do BJ-16", disse Ribeiro.
O Bombaja-UFSM é um projeto acadêmico que surgiu em 2003 e que visa aproximar os estudantes de diferentes engenharias da Federal com o mercado de trabalho e o setor automobilístico.
O protótipo- BJ-16
A equipe Bombaja-UFSM desenvolveu um protótipo de veículo off-road (para a prática esportiva em estradas não pavimentadas), o BJ-16, e conquistou bons resultados ao longo os últimos anos, no entanto, está é a despedida do BJ - 16. Além da segunda colocação na classificação geral, em 2018, os santa-marienses foram os melhores no quesito manobrabilidade e velocidade. O melhor resultado até hoje foi um primeiro lugar, em 2008.
É um veículo off-road inspirado na categoria baja, mas com peso reduzido, potência limitada e outras especificações definidas por regulamento pela SAE, organizadora das competições, e desenvolvido pelos estudantes.
Neste final de semana a equipe divulgou as imagens da preparação para a etapa regional sul.