O projeto do Executivo n° 9330/2021 que cria a primeira escola Cívico-Militar no município foi aprovado pelos vereadores, em sessão extraordinária, na noite desta terça-feira (21). O projeto já havia sido analisado em primeira discussão pelos parlamentares.
A proposta recebeu cinco votos contrários: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Werner Rempel (PCdoB), Marina Callegaro (PT), Ricardo Blattes (PT) e Valdir Oliveira (PT).
A iniciativa estabelece que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição passará a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar Nossa Senhora da Conceição.
Será criado o cargo de “monitor cívico-militar”, a partir de convênio com o Estado, cuja função será exercida por servidores militares da reserva remunerada.
O monitor terá a responsabilidade de coordenar atividades cívicas diárias, externas à sala de aula, como atuar preventivamente na identificação de problemas que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento; aplicar as sanções e recompensas previstas em regulamento próprio, de forma a preparar o aluno para as responsabilidades da vida adulta; entre outras.
*Com informações do site Claudemir Pereira