O governo do Estado está apoiando o município de Santa Maria em todo o processo de investigação dos casos de infecção intestinal (gastrenterite) registrados em uma escola da cidade desde o fim de semana, quando surgiram os primeiros relatos. Ao menos cinco pessoas apresentaram os sintomas, sendo que duas delas vieram a óbito – crianças de quatro e de cinco anos que estudavam na Escola de Educação Infantil do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Em reunião com o prefeito Jorge Pozzobom nesta quinta-feira (26/12), no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite garantiu que as equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Maria, e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) seguirão à disposição do município para ajudar a identificar as causas da infecção, além de acompanhar e orientar nos procedimentos a serem adotados, com alertas à toda rede de atendimento e à população.
Atendendo a um pedido de Pozzobom, o governador garantiu “toda a disponibilização necessária de exames” no Hospital Universitário de Santa Maria, mesmo que seja preciso o aumento na cota repassada pelo Estado, com restituição integral.
Texto: Secretaria de Comunicação do Estado.