Com relação ao caso suspeito de coronavírus, a Secretaria de Saúde informou que, de acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), o exame feito no paciente, de 28 anos, residente em Santa Maria, deu negativo para o vírus Influenza e não foi detectado o coronavírus.
Os resultados foram confirmados, também, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Assim, o caso suspeito está descartado.
O paciente estava estava em isolamento preconizado, ou seja, domiciliar, desde a manhã da última sexta-feira (28). Ele seguiu sendo monitorado na casa onde reside.
O monitoramento ao paciente seguiu todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Plano de Contingência e Ação Estadual do RS.
A amostra do exame poderia levar de três a oito dias. O exame poderia indicar se o paciente está com Influenza ou algum outro tipo de vírus respiratório.
As medidas preventivas para a população continuam sendo as mesmas recomendadas pela OMS e pelo Plano de Contingência e Ação Estadual do RS.
Quanto a medidas mais específicas a serem tomadas pelo Município, são o monitoramento dos casos sintomáticos notificados.
Até a tarde desta segunda-feira (2), não havia nenhum outro caso em investigação.
Informação: PMSM.