Na manhã desta sexta-feira (04), na Sala da Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o Parlamento Municipal recebeu o secretário de município de Desenvolvimento Social, João Chaves, e a controladora geral da Controladoria e Auditoria Geral do Município, Carolina Salbego Lisowski. A pauta tratou do furto de 82 cartões do Programa Auxílio Inclusivo Municipal. Também participaram da reunião o presidente do Poder Legislativo, Valdir Oliveira, a vice-presidente da Casa, Luci Duartes/ Professora Tia da Moto, os demais vereadores Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Givago Ribeiro, Marina Callegaro, o procurador jurídico do Legislativo, Lucas Saccol Mayne, e o assessor superior do prefeito, Leonardo Kortz.
O secretário João Chaves disse que o Poder Executivo, ao perceber a infração, tomou todas as providências cabíveis e depois encaminhou o caso à Polícia Civil. “Quando fugiu da minha alçada, eu acionei a Controladoria do Município”, afirmou. A controladora geral, Carolina Salbego Lisowski, deu mais informações sobre o caso. Afirmou que, periodicamente, a controladoria geral fazia ações de fiscalização e auditoria do programa. Segundo Carolina, primeiramente, se verificou que alguns cartões não estavam mais em posse da secretaria, mas que os beneficiários não tinham assinado o documento comprovando o recebimento. Depois, se percebeu que não era um erro administrativo e se tratava de um delito. Então, o Poder Executivo bloqueou os 82 cartões.
Na sequência, Caroline afirma que se percebeu que os cartões tinham gastos efetuados. E no final de dezembro, um servidor cargo de confiança da secretaria confessou ter furtado cinco cartões. Foi feito boletim de ocorrência, encaminhada toda documentação relacionada ao caso à Polícia Civil e o servidor foi exonerado do cargo.
Quase 7 mil cartões entregues aos beneficiários
O secretário João Chaves salienta que, até o momento, o Poder Executivo entregou 6.928 cartões do Auxílio Inclusivo Municipal aos beneficiários. Por esse motivo, a controladora geral afirma que o órgão segue realizando auditorias e produzindo relatórios semanais sobre o andamento do programa e que esse desvio de cartões, que soma aproximadamente R$ 19 mil, não prejudicará os beneficiários. “Nós não temos indicativos de novos desaparecimentos”. Caroline disse que o inquérito policial já foi concluído e encaminhado ao Ministério Público. Também destacou que o Poder Executivo ingressará com uma Ação Civil de Ressarcimento contra o servidor que confessou o crime.
O presidente do Parlamento Municipal, Valdir Oliveira, defendeu a maior transparência possível no caso e afirmou que o Poder Legislativo está à disposição para contribuir. “Nós primamos muito pela transparência no que se refere à coisa pública”. A presidente da Comissão Especial para acompanhar a implantação do Auxílio Inclusivo Municipal – Renda Básica, Marina Callegaro, lamentou o ocorrido. “A gente não quer que tudo que aconteceu prejudique o programa que ainda está em andamento”.
*Com informações e foto destaque da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria