Na terça-feira, 25 de março, a Arquidiocese de Santa Maria celebrou a Solenidade da Anunciação do Senhor, data que também marcou uma década de Ordenação Episcopal de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar A. Brustolin. Ao longo de sua trajetória de serviço à Igreja e dedicação pastoral, Dom Leomar tem guiado a Arquidiocese com compromisso e zelo, impulsionando iniciativas inovadoras que promovem a evangelização, a assistência social e a formação da fé na região, além de fortalecer as estruturas do serviço da comunidade.
A solenidade reuniu fiéis para render graças pelo caminho percorrido e contou com a presença de membros do clero de diversas foranias da Arquidiocese, além de figuras importantes de outras dioceses, como Dom Juarez Albino Destro, bispo referencial do Vicariato de Canoas. Além da Missa, um gesto de solidariedade e compromisso com os pobres, a coleta desta missa foi totalmente entregue à Casa Papa Francisco para manter a Lavanderia da população em situação de rua que lá se instalou.
Durante sua homilia, Dom Leomar fez uma reflexão profunda sobre as características essenciais de Maria, aquela que seria anunciada como a Mãe do Salvador.
"Esse anúncio se realiza no Evangelho quando o Anjo Gabriel aparece a Maria, ela é uma jovem simples e fiel, ela não mora na capital, ela não mora em Jerusalém, Deus entra pela porta dos fundos de Israel, lá em cima em Nazaré, pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Uma cidadezinha sem valor nenhum. Pode vir alguma coisa boa de uma pobre mulher? Lá de uma vila muito pobre, não era as madames que viviam em Jerusalém, que todas queriam ser mãe do Messias. Ele pega uma menina e a convida a ser mãe, com coragem e fé, Maria responde: "Eis me aqui, faça-se em mim segundo a tua Palavra." Nós costumamos dizer que isso é o sim de Maria."
No encerramento da celebração eucarística, o Pe. Junior Lago, Pároco da Catedral Metropolitana, expressou palavras de afeto e reconhecimento a Dom Leomar, enaltecendo sua década de Ordenação Episcopal e agradecendo por sua dedicação ao povo de Deus da Arquidiocese.
Fonte: Arquidiocese de Santa Maria
Foto: Arquidiocese de Santa Maria