A magia da literatura volta à Praça Saldanha Marinha com a 48ª Feira do Livro de Santa Maria de 1º a 16 de outubro. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, divulga que a programação será híbrida, com atividades presenciais e online. A Praça, palco do evento há décadas, desta vez terá 30 bancas de livros alocadas de maneira que respeite o distanciamento social, como forma de combate à propagação do coronavírus.
“Teremos atividades híbridas, que serão transmitidas online, mas que poderão ter plateia, claro, respeitando número de pessoas, distanciamento, o uso de máscara e todos os protocolos necessários. Estamos voltando, ainda de uma maneira diferente do que imaginávamos, mas um pouco melhor, um pouco mais perto do público, com o olho no olho”, destaca a secretaria de Cultura, Rose Carneiro.
A comissão organizadora das atividades também apresenta o patrono e os homenageados da 48ª edição. O patrono é o médico Leonardo Brasiliense. Nascido em São Gabriel, é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, trabalha na Receita Federal. Tem uma vasta produção de livros, muitos, detentores de prêmios importantes de literatura como: “O desejo da Psicanálise” (teoria psicanalítica, Sulina, 1999), “Meu sonho acaba tarde” (contos, WS Editor, 2000), “Desatino” (contos, Sulina, 2002), entre outros. Escreve também roteiros de cinema e TV e, nas horas vagas, dedica-se à fotografia.
Já o professor homenageado é Lucas Visentini. Atua como docente da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria e desenvolve o Projeto Literaturando: literatura, cultura, cidadania e ciência no Ensino Fundamental. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM, é também escritor, pesquisador e editor. Publicou os livros Neto e a Boca do Monte (Academia Santa-Mariense de Letras), Da Desfaçatez das Palavras (Editora e Gráfica Caxias), Céu, Sol e Mar: a travessia (Edição do Autor). Recebeu o Prêmio Paulo Freire Talentos em Educação da Câmara Municipal de Santa Maria em 2019.
Esta edição tem como homenageada Neiza Leite Veleda, detentora da cadeira 23 da Academia Santa-mariense de Letras (ASL). Foi professora universitária e, entre 1963 e 1986, deu aulas no curso de Letras da UFSM. Nascida em Bagé, Neiza chegou à Santa Maria em 1963. Publicou dois livros de poemas, Sob o Céu de Santa Maria e Eu Era Verde. Em 2018, foi a mais votada entre os Destaques da ASL no gênero conto pelo trabalho na última antologia publicada pela academia. Morreu em 2019, aos 100 anos.
ESTRUTURAS
O mapa das bancas, horários, convidados e mais informações sobre a Feira serão divulgados nos próximos dias. Para conferir as novidades, acompanhe o site da Prefeitura e as redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria.
A Feira é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, da Câmara do Livro, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE).
48ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA
– Quando: de 1º a 16 de outubro
– Em formato híbrido, com atividades online e presenciais, 30 bancas serão alocadas na Praça Saldanha Marinho
– Patrono: Leonardo Brasiliense
– Professor homenageado: Lucas Visentini
– Homenageada: Neiza Leite Veleda
– Mais informações, nos próximos dias, no site da Prefeitura e nas redes sociais da Feira do Livro
Informações e foto destaque: Prefeitura Municipal de Santa Maria