A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alcançou, nesta terça-feira (6), a marca de 900 mil doses da vacina Covid-19 produzidas num só dia. Com isso, a fundação planeja entregar ao Ministério da Saúde mais de 18 milhões de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca até o dia 2 de maio.
A Fiocruz já liberou para o Programa Nacional de Imunização 8,1 milhões de doses, sendo 4,1 milhões produzidas no laboratório de Bio-Manguinhos, ligado à Fundação, e o restante importado da Índia.
Em nota, a Fiocruz informou que continua trabalhando no escalonamento da produção. O objetivo é alcançar a capacidade diária de 1 milhão de vacinas.
Ainda neste mês uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará uma visita de inspeção à Fiocruz. Se tudo der certo, a agência reguladora deverá conceder à área de produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) o certificado técnico operacional que garantirá a produção nacional desse que é ingrediente fundamental da vacina contra o novo coronavírus. Atualmente, o IFA, é importado da China.