O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (15), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes ao ar livre. Um decreto regulamentando a flexibilização deve ser publicado até a quarta-feira (16).
A decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19, acolhendo entendimento do Comitê Científico. Ainda não há detalhes das normas que serão estabelecidas pelo governo.
Nesta terça, o estado completa duas semanas de queda na média móvel de mortes. A média de casos também apresenta redução.
Porto Alegre já havia permitido a circulação de pessoas sem máscaras em locais abertos. Desde 11 de março, foi "dispensado o uso de máscara de proteção individual para circulação em espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo".
Na próxima sexta (18), a prefeitura da Capital irá discutir a possibilidade de flexibilizar a norma para ambientes fechados.
A postura foi seguida por municípios e associações regionais do interior do estado. A Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) chegou a enviar um ofício ao Palácio Piratini solicitando a mudança para todas as 497 cidades gaúchas.
Fonte: G1