As inscrições para o concurso público de professores da rede de ensino do Rio Grande do Sul foram prorrogadas até as 13h do dia 2 de maio. O Edital (1/2023) que estende o prazo já está publicado no Diário Oficial do Estado pela Secretaria da Educação (Seduc). Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço eletrônico do Instituto AOCP, em www.institutoaocp.org.br.
A seleção é destinada para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, com 1,5 mil vagas distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
De forma inédita, o concurso atende às exigências do Decreto Estadual 56.229/2021 e tem reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.
A prova objetiva do concurso, realizada pelo Instituto Aocp, terá 60 questões que contemplam língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação e conhecimento e habilitação do professor.
Depois desta fase, que é eliminatória e classificatória, serão realizadas as provas de redação e de títulos, conforme descrito no edital. Também haverá testes específicos para os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang.
Ocorrerá aplicação de provas nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.
O resultado final do concurso público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria da Educação e publicado no Diário Oficial do Estado e no site www.institutoaocp.org.br, em cinco listas para cada região e área/habilitação em disputa, em ordem classificatória, com pontuação.
Segurança nas escolas
Na esteira de recentes episódios de violência em escolas e de ameaças e falsas informações disseminadas na internet, o governo federal promoveu, nessa terça-feira (18), uma reunião com governadores e autoridades do Judiciário e do Legislativo. O encontro, que teve a participação do governador Eduardo Leite, discutiu medidas para qualificar a segurança no ambiente escolar. Leite defendeu uma abordagem transversal do problema, além do trabalho integrado entre órgãos de inteligência.
“Pelas redes sociais e pela internet, trafegam informações que são alertas para possíveis situações de ataques e de violência contra escolas. O governo federal é muito importante nesse contexto porque tem interlocução com as plataformas, que são mundiais, nas quais circulam essas informações”, explicou Leite. “Essa rede é fundamental para que possamos trazer os alertas para o âmbito local quando se detecta algum tipo de ameaça.”
O governador falou sobre o que vem sendo feito no Estado, como o aumento de efetivo policial nas ruas (em especial no entorno de escolas), o trabalho de inteligência nas redes para detectar ameaças e a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.
Fonte: Jornal O Sul
Foto: Divulgação