Foi ao ar na manhã desta quarta-feira (29) mais uma edição do "Construindo Legados", quadro semanal do Programa 102.7 em Notícias, apresentado por Daniel de Assis nas manhãs da Rádio Medianeira 102.7 FM. Na oportunidade recebemos os empresários Jose Rafael Dimpério e Rafael Dimpério, proprietários dos Hotéis Dom Rafael.
Os hotéis Dom Rafael tem mais de 50 anos em Santa Maria, com uma trajetória de coragem, resiliência, dedicação e, acima de tudo, de paixão pela hospitalidade. Uma história que começou em Gênova, na Itália, e que hoje se perpetua em Santa Maria, conduzida com orgulho pela 5ª geração da família Dimpério. A vocação para a hotelaria está no DNA da família. De pai para filhos, o legado da hospitalidade atravessou décadas, transformações sociais e desafios econômicos. Nos anos 60, Dona Geny já administrava uma modesta pensão próxima à Estação Férrea de Santa Maria, recebendo viajantes de todas as partes.
Com a decadência do transporte ferroviário, nos anos 70, muitos negócios encerraram suas atividades. Mas a família Dimpério resistiu. Foi nesse período que Rafael Dimpério, filho de Dona Geny e quarta geração do legado, assumiu a administração e imprimiu uma nova identidade ao empreendimento: nascia o nome “Dom Rafael”. A partir dos anos 2000, iniciou-se uma fase de modernização. O antigo prédio de 1939, adquirido em 1994, foi reformado e deu origem ao Hotel Dom Rafael Executivo, inaugurado em 2006. Já a pensão original transformou-se no Hotel Dom Rafael Express, pensado para hóspedes que buscavam praticidade e agilidade.
Na década seguinte, a expansão ganhou força. Em 2016, foi inaugurado o Hotel Dom Rafael Premium, projetado segundo as normas de eficiência energética do Inmetro, unindo conforto e sustentabilidade. Pouco depois, em 2019, a rede adquiriu uma casa de retiros em Santa Maria, que passou a se chamar Hotel Dom Rafael Business, ampliando ainda mais o leque de opções.
Hoje, ainda sob a orientação de Rafael Dimpério, seus filhos Maida e José, representantes da quinta geração da família na hotelaria, estão à frente de diferentes áreas do grupo, mantendo vivo o compromisso com a excelência e o cuidado em cada detalhe da hospedagem.
Os quatro hotéis, Dom Rafael Premium, Dom Rafael Executivo, Dom Rafael Business e Dom Rafael Express, oferecem experiências que atendem diferentes necessidades, mas sempre com o mesmo propósito: bem receber. Quem chega a Santa Maria encontra nos Hotéis Dom Rafael não apenas um lugar para se hospedar, mas um serviço pautado em tradição, qualidade e excelência no atendimento.
Confira mais sobre a história dos Hotéis Dom Rafael na entrevista abaixo: