O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na última terça-feira (20) o documento com as “Orientações Gerais de Prevenção à Covid-19”.
Com o objetivo de orientar os participantes a respeito dos procedimentos a serem adotados antes e durante os exames aplicados pelo Instituto. As instruções podem ser acessadas no portal do Inep.
O documento traz instruções sobre o que é permitido levar nos dias de exame e orienta os participantes sobre como se portar nos locais de prova. Também conta com informações a respeito do uso de máscaras e sobre a higienização das mãos, além de pontuar as medidas a serem tomadas para evitar contaminação.
Em caso de sintomas equivalentes à covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite reaplicação na Página do Participante. No momento da solicitação, é necessário anexar um documento comprobatório da condição. O pedido, então, será analisado pelo Inep.
O instituto também orienta que os participantes separem máscaras específicas para usar durante a aplicação das provas. É fundamental o uso do equipamento, cobrindo totalmente o nariz e a boca. Também é recomendado que os participantes tenham máscaras reservas. Cabe ressaltar que o uso da proteção facial é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020.
Candidatos também podem levar um frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas. Também será permitido o uso de luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas. Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados. É recomendado, ainda que cada participante leve a própria garrafa de água para consumo.
Dia de aplicação
A orientação é para que o participante aja preventivamente desde a organização para a prova até a chegada ao local de aplicação, além de ter conduta preventiva no ambiente do exame. Chegar com antecedência de uma hora é uma das orientações para facilitar a entrada com respeito ao distanciamento social. Cartazes fixados fora do local de prova reforçarão as medidas de prevenção.
As provas estarão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano, a contar um período mínimo de três meses anteriores à aplicação do exame. Antes da entrega nominal aos participantes, o chefe de sala, obrigatoriamente, higienizará as mãos com álcool. O responsável pela aplicação é a pessoa a quem o participante deve se dirigir em caso de dúvidas, levantando a mão e respeitando o distanciamento.
Em caso de descumprimento das obrigações, como prevê o edital, ou de infração diante das orientações da equipe de aplicação, o participante será eliminado sem direito à reaplicação.