“Estamos em tratativas finais com a Casa de Saúde para a cedência de um espaço para a atuação da clínica oftalmológica e vendo quais as obras necessárias para o funcionamento. Tendo isso, estabelecemos um cronograma e começa a montagem dos equipamentos. Trabalhamos para que os pacientes sejam recebidos até o fim deste ano”, explica o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, durante a entrevista na rádio.
O Instituto de Oftalmologia atende pacientes de toda a Região Centro, sendo que Santa Maria conta com 60% das vagas. Uma vez o Município contando com os atendimentos oftalmológicos, um dos principais objetivos a serem alcançados é zerar a fila de pacientes que aguardam serviços.
A previsão é que, em cerca de seis meses, já não haja mais pessoas precisando da assistência. Além disso, os atendimentos em Santa Maria também irão gerar economia pública. Atualmente, o Município arca com o deslocamento de cerca de 30 pessoas por dia, por meio de um ônibus, que necessita de combustível e de manutenção.