Foram concluídos na tarde desta terça-feira (5) os testes de viabilidade para possíveis itinerários de transporte coletivo em Santa Maria. Os “ensaios” fazem parte do trabalho de elaboração do Plano Diretor de Transporte Coletivo — o primeiro da história do Município — e do termo de referência para o processo licitatório de operação das linhas de ônibus. As manobras foram bem-sucedidas e, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, não causaram transtornos no trânsito da cidade, já que as vias foram devidamente sinalizadas e contaram com a organização de agentes de trânsito.
Os testes utilizaram dois veículos vazios: um convencional, de 9 metros de comprimento, e um articulado, de 16 metros. Os ônibus não tinham passageiros. Foram três roteiros testados: um com saída da Rua Astrogildo de Azevedo, com trajeto realizado pela contramão da Rua do Acampamento, passando pelo viaduto Evandro Behr, culminando na Avenida Rio Branco; outro no qual o veículo saiu da Rua José Bonifácio, também entrou na contramão na Rua do Acampamento, passou pelo viaduto Evandro Behr e foi finalizado na Avenida Rio Branco; e, ainda, um terceiro, no qual o ônibus partiu da Rua André Marques e subiu na contramão pela Rua Venâncio Aires até a Avenida Rio Branco.
Um dos movimentos a serem analisados era a possibilidade de dois ônibus cruzarem um pelo outro ao mesmo tempo sob o viaduto Evandro Behr, o que ocorreu com sucesso. Todos os itinerários foram executados no intervalo de cerca de uma hora. Nenhuma linha de ônibus que estava efetivamente em operação, isto é, carregando passageiros, precisou sofrer alterações.
“Foi uma atividade desenvolvida tranquilamente. Tivemos o acompanhamento da equipe de trânsito, de transporte, do engenheiro de tráfego, do setor de operações do Consórcio SIM, e dos engenheiros responsáveis pelo Plano Diretor de Transporte Coletivo. Todos fizeram as suas observações. Vamos fazer uma compilação dos dados para que, internamente, façamos nossas avaliações técnicas para chegar a conclusão da viabilidade ou não desses itinerários”, explica o secretário Orion Ponsi.
Os estudos têm o objetivo de pensar formas de diminuir o custo de operação do transporte coletivo, reduzindo a quilometragem percorrida pelos ônibus. Em princípio, não estão previstas novas ações semelhantes. A empresa contratada pelo Município para elaborar o Plano Diretor e o termo de referência da licitação do transporte coletivo é a PróCidades, de Porto Alegre.
Informações e foto destaque: Prefeitura Municipal de Santa Maria