Rádio Medianeira, a melhor rádio da cidade!

IV Simpósio de Mariologia reúne fiéis e pesquisadores na Universidade Franciscana

  • Central de Jornalismo Sistema Medianeira de Rádios
  • 26/10/2025

Universidade Franciscana (UFN) sediou o IV Simpósio de Mariologia, neste sábado, 25 de outubro. A programação teve início às 8h e seguiu até às 17h30min, no Salão de Atos, do prédio 1, Conjunto I. O tema que guia os debates desta edição é “Maria para hoje: leitura do Capítulo 12 do Apocalipse na perspectiva de Hans Urs Von Balthasar”.

O evento, que antecede a 82ª Romaria Estadual da Medianeira, é promovido pela Arquidiocese de Santa Maria em parceria com a UFN e a Faculdade Palotina (FAPAS). O Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN, professor Marcos Alexandre Alves, explica que o Simpósio surgiu com o objetivo de preparar melhor cristãos, agentes pastorais, lideranças comunitárias, pesquisadores e público geral para o tradicional evento católico de Santa Maria.

“O Simpósio surgiu para que, cientificamente, no âmbito da Teologia, pudéssemos discutir temas relacionados ao entorno de Maria e o quanto ela é importante no processo de salvação, uma vez que Maria deu a luz ao grande salvador da humanidade. Maria é uma grande referência que nos deixa direcionamentos, orientações e guias, sempre no sentido de nos conduzir à esperança e à . Em um mundo cada vez mais caótico, sob o ponto de vista da violência, ela nos direciona ao seguimento do seu filho. Penso que esse evento, durante esse dia com as palestras, vai proporcionar muita reflexão e nos direcionar ao caminho do bem”, destaca o Pró-reitor.

Durante o dia, foram realizadas conferências com especialistas. Pela manhã, foi abordado o tema “No Deserto, a Mulher e o Dragão”, com o Pe. Aodomar José Wandscher. A segunda palestra foi com a Irmã Maria da Graça, que falou sobre “Casamento, Virgindade e o Magnificat”. Durante a tarde, duas conferências estão previstas: “Dando à Luz na Dor”, com Pe. Junior Lago, e “Maria, a Memória da Igreja”, com o Pe. Francisco Javier Vergara. Todos os debates têm como base a leitura de um dos teólogos mais importantes do século XX: Hans Urs Von Balthasar.

“Ele escreveu o livro ‘Maria para hoje’, que é muito complexo. Por isso, nossos facilitadores vão ajudar a ler o livro, permitindo que as pessoas façam uma experiência do belo, do bom e do verdadeiro. Isso significa uma Mariologia mais densa. Com o IV Simpósio, elevamos um pouco mais o nível das reflexões. A Mariologia com Von Balthasar é uma área específica da Ciência Teológica em um alto nível e com termos próprios. Compartilhar isso com pessoas de outras áreas significa democratizar o saber”, explica o Arcebispo Metropolitano de Santa Maria e Chanceler da UFN, Dom Leomar Antônio Brustolin.

O Arcebispo ainda salienta a importância da reflexão sobre Maria na sociedade atual. “Temos assistido em todo o Brasil as pessoas voltarem muito para a fé porque há uma crise mundial. Depois da pandemia, ainda passamos por dificuldades enormes de liderança, de paz, de preocupações com o sentido da vida, de mediação de conflitos e de relações interpessoais. Estamos com grandes dificuldades em várias áreas. Maria é simples, ela não é complicada, talvez seja isso que atraia tanta gente. Essa proximidade, de Maria conosco e de Maria com Jesus, é a grande ponte. Nesta proximidade, ela dissipa a escuridão e as tristezas do cotidiano”, ressalta Dom Leomar.

 

Fonte e foto: Universidade Francsicana


Compartilhar notícia

Baixe o nosso app: