As restrições à circulação de pessoas no Rio Grande do Sul, que desde sábado valem das 22h às 5h, serão antecipadas para as 20h. A mudança, definida no comitê de enfrentamento ao coronavírus, deve ser anunciada em instantes pelo governador Eduardo Leite, como uma forma de compensar a manutenção do sistema de cogestão do distanciamento controlado, mesmo na bandeira preta.
A cogestão foi defendida pela unanimidade dos presidentes de associações de prefeitos que se manifestaram pela manhã na reunião com o governador. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, encabeçou o movimento que acabou sendo vitorioso.
A cogestão permite aos municípios adotarem protocolos da bandeira inferior àquela definida pelo governo do Estado. Regiões em bandeira preta, por exemplo, podem adotar regras equivalentes à bandeira vermelha.
Na reunião, Leite disse que levaria em conta as ponderações dos prefeitos. O comitê também concordou em incluir a educação na cogestão. Isso significa que poderão ser adotados os protocolo da bandeira imediatamente anterior.
Leite também deve anunciar outras medidas restritivas válidas pra todo o Estado enquanto perdurar a situação crítica da pandemia, independentemente da cor da bandeira.
Fonte: Rosane de Oliveira/GZH