O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou nesta quarta-feira (28), o decreto que autoriza o alistamento voluntário de mulheres no serviço militar aos 18 anos de idade. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, permite a admissão a partir de 2025. Neste período, deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.
De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançarem a maioridade. Antes, só poderiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.
Assim como os homens convocados ou voluntários, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.
Segundo o Presidente, o alistamento militar voluntário de mulheres representa um passo significativo das Forças Armadas para seu aprimoramento e modernização, bem como “reforça a máxima de que o lugar da mulher é onde ela quiser”. A declaração foi feita na cerimônia comemorativa dos 25 anos do Ministério da Defesa, durante a assinatura do decreto.
Informações: Agência Brasil
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro