A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 6ª Operação Balada Segura de 2021 entre a noite de sexta-feira (18) e a madrugada deste sábado (19). A operação ocorreu das 19h até a 1h, na Rua Silva Jardim, no Bairro Nossa Senhora do Rosário.
Na ação, foram abordados 107 veículos. Desses, 14 foram autuados e três, recolhidos. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) informa que 13,08% do total dos condutores abordados já cometeram alguma infração de trânsito (veja abaixo os dados da operação). Ainda, dos 31 testes de etilômetro realizados, um teste mostrou que o condutor havia ingerido algum tipo de bebida alcoólica.
Conforme explica o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, durante a Balada Segura, os agentes de trânsito também abordaram seis veículos com o licenciamento vencido, sendo que três optaram por pagar os débitos através do APP Bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020, denominado Veículo Legal e regulamentado pelo Decreto 55.735/2021, em que, durante ações de fiscalização programadas (blitz), pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Com o pagamento, o veículo não é removido, dispensando a aplicação da medida administrativa.
A 6ª Balada Segura teve a participação de oito agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) e da coordenadora do Programa Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Campanha Municipal de Segurança no Trânsito, fez a distribuição de panfletos e orientou os condutores para a prevenção de acidentes no trânsito.
Dados da Operação:
Veículos abordados: 107
Veículos autuados: 14
Veículos recolhidos: 3
Condutores sem CNH: 0
Total de autuações: 14
Testes do etilômetro: 31
Autuados por recusa: 0
Autuados por teste: 1
Autuados por crime: 0
Total de autuados por embriaguez: 1