Em um momento de reconstrução e esperança, o Rio Grande do Sul se prepara para um marco histórico na sua fé. No dia 15 de agosto, às 19h, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças será solenemente coroada “Rainha do Povo Gaúcho”. A cerimônia, que coincide com a Solenidade da Assunção de Maria, contará com a presença de bispos do Regional Sul 3 da CNBB e será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.A Solenidade de Assunção também comemora o aniversário da Arquidiocese de Santa Maria, da Diocese de Uruguaiana, e do ministério das Irmãs Pequenas Operárias e dos Guardiões da Medianeira do Santuário.
A coroação, fruto de um decreto do Vaticano, busca fortalecer a espiritualidade mariana em um momento de provação para o estado, após a catástrofe climática ocorrida em maio. O título de Rainha do Povo Gaúcho, concedido à Mãe Medianeira, não altera o status de São Pedro como padroeiro do estado, mas sim reforça a devoção mariana e a esperança em um futuro mais solidário e sustentável.
Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul
Na mesma ocasião, será lançada a revista “Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul”, que documenta o trabalho de acolhimento e ajuda aos atingidos pela catástrofe, realizado pelas (Arqui) dioceses, comunidades paroquiais e instituições de ensino da Igreja Católica no estado. A publicação destaca o compromisso da Igreja em auxiliar na reconstrução e em promover um futuro mais justo. A revista é uma produção do Regional Sul 3 da CNBB, em parceria com as universidades católicas gaúchas (PUCRS, UFN, LaSalle, Unisinos e UCPel) e escolas católicas.