Santa Maria, 25 de novembro de 2021
"Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene" Amós 5:24
A inesquecível tragédia ocorrida em Santa Maria no dia 27 de janeiro de 2013 causando diversas vítimas e a proximidade do julgamento sobre as responsabilidades do ocorrido, leva-nos, enquanto pastores das Igrejas cristãs membros da Fraternidade Ecumênica de Igrejas em Santa Maria, a expressar nossa solidariedade a todos envolvidos no processo.
Igualmente reivindicamos o necessário respeito às famílias e à memória das vítimas . Ninguém tem o direito de tripudiar, diminuir ou relativizar sua dor e seu luto. Entendemos que é preciso oferecer conforto às famílias, especialmente porque o desenrolar do júri poderá apresentar depoimentos e relatos que poderão reabrir memórias e feridas numa anamnésis dolorosa que há de ser acompanhada sobretudo com sincero amor e cuidado.
É preciso confiar na instituição judicial à qual caberá estabelecer o veredicto, encerrando uma angústia que já se estende por muito tempo. A verdadeira preocupação é que se procure a justiça também numa perspectiva restaurativa, sem nenhum senso de vingança.
Esperamos em Deus, nosso Criador, que fatos dessa natureza nunca mais se repitam, nem aqui em nossa querida cidade e em nenhum outro lugar. Que o Senhor da Vida acompanhe todas as pessoas que estarão envolvidas nos eventos dos próximos dias.
E que a justiça de Deus prevaleça e seja impressa em nossos corações imperfeitos! Amém.
Arquidiocese de Santa Maria - ICAR
Diocese Sul Ocidental - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria - IECLB.
Congregação Luterana Jesus de Santa Maria - IELB